Giro

Objeto fotografado em Marte parece um sabre de luz de “Star Wars”

Crédito: Reprodução/NASA

Segundo a NASA, o objeto é uma broca que foi instalada em um buraco da própria sonda e faz parte da missão da agência em Marte. (Crédito: Reprodução/NASA)

Usuários de redes sociais voltaram sua atenção para uma foto tirada pela espaçonave Perseverance em Marte. Na foto você pode ver um pequeno objeto enterrado no chão. A curiosidade está na semelhança com a base de um sabre de luz, arma da famosa produção “Star Wars”.

Bem-humorada, a NASA explicou o que era o objeto por meio do perfil oficial do Perseverance no Twitter em um tópico. “Que tipo de coisa é e por que está incrustada em uma pedra em Marte? (E não, não é um sabre de luz). Deixe-me explicar ”,tuitou o administrador do pefil.

+ Sonda descobre evidências de vidas passadas em Marte que podem ter sido apagadas

Segundo a NASA, o objeto é uma broca que foi instalada em um buraco da própria sonda e faz parte da missão da agência em Marte. A maioria das dez brocas trazidas para o Planeta Vermelho são usadas para coletar amostras locais. O “sabre de luz” é instalado no solo para ajudar os pesquisadores a encontrar pistas escondidas nas rochas.



O Trace Gas Orbiter, um projeto de satélite europeu desenvolvido em colaboração com a agência espacial russa (Roscosmos), não encontrou sinais de metano na atmosfera marciana – ou mesmo de qualquer outro componente químico derivado dele que indicasse a presença de que poderia ter vida no planeta vermelho Marte.

A espaçonave chegou a Marte em meados de 2016 e apontou três instrumentos analíticos e de coleta de informações na atmosfera do planeta para detectar sinais de vida na presença de gás metano, bem como outros componentes reativos à luz solar, etano ou etileno.

Mas mesmo depois de dois anos e meio de coleta de dados brutos, de mais um ano de informações obtidas por outro instrumento russo, e uma terceira equipe procurando algum indicador de vida – especialmente a fosfina – todos acabaram de mãos vazias.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago