O secretário de política econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, disse nesta terça-feira, 14, que a função da SPE é manter a economia com empregos em abril, maio e junho. “Temos que manter a estrutura”. Ele participa neste momento de uma transmissão ao vivo da XP Investimentos.

No entanto, de acordo com o secretário, o teto de gastos está sendo mantido e depois de passada a pandemia, o governo voltará a controlar à política de ajuste econômico e fiscal.

+ Guedes pediu medidas contra coronavírus já em dezembro, diz Sachsida
+ Sachsida: sem reformas, trajetória de crescimento sustentado não será recuperada 

Sachsida disse que as medidas adotadas pela equipe econômica foram tempestivas, fortes e de caráter transitório. Ele afirmou que as pessoas parecem não entender a situação e condições da economia brasileira quando fazem comparações com os pacotes anunciados por outros países, como os da Europa e Estados Unidos. “Dizer que o governo está lento e não anunciando medidas é errado”, disse Sachsida.

“Nós fomos anunciando as medidas aos poucos. Não somos EUA e nem Europa”, afirmou o secretário para quem a economia voltará a retomar a trajetória de crescimento em julho ou agosto, de forma lenta e gradual.

“Se empresas quebram, a retomada é lenta e o choque é permanente”, disse o secretário. Contudo, de acordo com ele, em três meses o País terá a estrutura produtiva pronta para sair desta situação de crise.