O executivo baiano Antonoaldo Neves se tornou um dos principais nomes do mercado brasileiro de aviação nos últimos dez anos. Homem de confiança do bilionário David Neeleman, fundador da americana JetBlue Airways e da Azul Linhas Aéreas, Neves comandou a aérea brasileira entre 2014 e 2017, antes de assumir a portuguesa TAP, onde ficou até o segundo semestre do ano passado. A companhia voltou ao controle estatal depois que Neeleman decidiu se desfazer, por 55 milhões de euros, da fatia de 22,5% do capital que pertencia ao consórcio Atlantic Gateway.

A pausa na carreira executiva não representou a saída de Antonoaldo da indústria do turismo. Inspirado na Uber, ele acaba de lançar sua própria agência de viagens, a P2D Travel. A plataforma utiliza influenciadores digitais e usuários comuns das redes sociais como vendedores de passagens áreas e reservas de hotéis, em que cada pessoa se torna dona de sua própria agência de viagens virtual — um modelo inédito no setor. “Seremos a próxima CVC e a Decolar.com no turismo”, disse o empresário à DINHEIRO. “Já assinamos com um grande fundo global para captar alguns milhões e acelerar a expansão para além de Brasil e Portugal”, afirmou, sem revelar detalhes das tratativas. Antonoaldo concedeu entrevista por videoconferência, durante uma rodada de reuniões com potenciais parceiros no México, indicando para onde sua nova empresa pode desembarcar.

Desde que começou a cadastrar empreendedores digitais, em maio deste ano, a P2D já alcançou 1 mil agências on-line — 65% já estão em operação. Esse exército de agentes independentes tem mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais. “Minha meta era chegar a 500 parceiros até o final do ano, mas a velocidade do crescimento tem sido impressionante”, disse. “Não vai demorar para termos 10 mil pessoas vendendo nossas viagens.”

O modelo de remuneração dos influenciadores segue critérios semelhantes aos pagos pelas companhias áreas e redes hoteleiras às agências tradicionais: 10% de comissão. Segundo Antonoaldo, o tíquete médio dos pacotes vendidos pela P2D é de R$ 2 mil atualmente, e há quem já esteja vendendo mais de R$ 10 mil por mês. “A plataforma é uma poderosa ferramenta de complementação e geração de renda para qualquer usuário de internet”, afirma. Além de bilhetes aéreos e hospedagem, nos próximos dias a P2D vai começar a vender seguro-viagem, aluguel de carro e passagens de ônibus da Viação Águia Branca. A empresa capixaba tem mais de 300 lojas físicas franqueadas no Brasil, que serão integradas à nova plataforma digital.

Para reforçar o time da P2D Travel, Antonoaldo convidou para ser sócia da agência a empresária Jeanine Pires, ex-presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Ela recebeu a missão de replicar as ações mais bem-sucedidas na área no órgão público dentro da plataforma. “Apesar do grande potencial turístico entre Brasil, Europa e Estados Unidos, o turismo doméstico ainda responde por quatro de cada cinco brasileiros de viajam nas férias”, disse Jeanine. “É nesse campo que temos mais espaço para crescer.”

IMPULSO O potencial de crescimento da nova empreitada é imenso. Segundo dados da maior plataforma de monetização de conteúdo para influenciadores do mundo, a LTK, as vendas por esse modelo tiveram um aumento de 1.747% no mês de junho em comparação com o mesmo período do ano passado, apenas no Brasil. Os resultados mostram ainda um crescimento de 1.866% no número de pedidos e de 400% no número de cliques. Os produtos mais vendidos foram desde iPhone 11, o líder no período, até jogo de panelas da Tramontina e escova de cabelo da Philco. Até o fim de 2021, a LTK estima que as vendas impulsionadas por influencers devem chegar a R$ 100 milhões no País. Boa notícia para a P2D Travel. Ótima notícia para o turismo.