106.jpg

 

Tecnologia 


Caixa verde 

 

A sustentabilidade chegou aos caixas eletrônicos. É que a Edra Equipamentos, de São Paulo, desenvolveu uma máquina (foto) que utiliza diversos componentes verdes. A estrutura é feita de resinas derivadas de plantas oleaginosas e de garrafas PET recicladas. A iluminação da cabine, que utiliza lâmpadas LED, é garantida por painéis fotovoltaicos instalados no teto. Além disso, o piso é confeccionado de madeira plástica. Por conta disso, o equipamento tem custo 30% maior em relação aos modelos convencionais.

 

107.jpg

 

 

 

Carro


Veloz e consciente 

 

A parceria entre a japonesa SIM-Drive e a francesa Peugeot Citroën rendeu um novo fruto. Trata-se do SIL-WIL (foto), um bólido movido a energia elétrica que impressiona pela autonomia e velocidade. Com apenas uma carga de 12 horas em uma tomada 220V convencional, ele é capaz de percorrer 351 quilômetros, atingindo velocidade máxima de 180 quilômetros por hora. O carro vai de zero a 100 quilômetros por hora em apenas 5,4 segundos. As vendas começam em 2014.

 

108.jpg

 

 

 

Embalagem


Pote biodegradável

 

A rede paulistana Diletto, fabricante de sorvetes, aderiu ao uso de embalagens naturais. Desde o início do mês, parte dos potes (foto) usados na venda dos produtos da marca é fabricada com polietileno derivado de plantas. A vantagem é que esses invólucros geram 97,5% menos resíduos quando descartados, reduzindo a área ocupada em aterros sanitários. As embalagens são importadas da Europa.

 

 109.jpg

 

 


Água e saneamento 


Taxas ainda longe do ideal 

 

Acaba de sair do forno a versão 2012 da pesquisa Suprimento de Água e Tratamento de Esgoto, produzida pela Organização Mundial de Saúde. De acordo com o trabalho, dois bilhões de pessoas passaram a receber água tratada, no período 1990-2010. Outras 1,8 bilhão tiveram acesso à coleta de esgoto. Apesar disso, a meta de universalização dos serviços, prevista pela ONU para 2015, está longe de ser alcançada. Saiba por quê:

 

110.jpg

 

 


Empresas do Bem


Social 


Ação voluntária

 

Porto Alegre, Rio de Janeiro, Campina Grande e outras oito cidades onde a Accenture, presidida por Roger Ingold, atua estão na rota da edição 2012 da Semana a+ que a subsidiária da consultoria americana está promovendo no Brasil. Em cinco anos, foram mobilizados 27 mil voluntários, entre funcionários da consultoria e de empresas parceiras, para atividades que beneficiaram 143 mil pessoas.

 

111.jpg

 

 


Comunidade 


Ampla adota Búzios

 

A direção da Ampla, concessionária de energia do Estado do Rio de Janeiro,  comandada por Marcelo Llévenes, escolheu a cidade de Búzios para iniciar o projeto Cidade Inteligente. O programa terá como foco a conscientização sobre o uso racional de energia elétrica. Para isso, será dada atenção especial a atividades nas escolas da cidade.

 

112.jpg