O varejo está transformando o mundo. Pelo menos essa é a opinião do executivo britânico David Roth, CEO da The Store WPP para mercados emergentes e Ásia. Em vídeo exibido durante o evento AS MARCAS MAIS VALIOSAS DO BRASIL, realizado em parceria da DINHEIRO com a Kantar Vermeer, Roth defende que, mesmo com todo o avanço apresentado, os próximos dez anos do varejo serão mais transformadores do que os últimos cinquenta. “O varejo está no epicentro da mudança tecnológica”, diz ele. “Prova disso é que as duas marcas mais valiosas do setor surgiram no ambiente digital.”

A americana Amazon e a chinesa Alibaba imperam praticamente soberanas nas duas primeiras posições. Segundo dados da WPP, a empresa criada pelo americano Jeff Bezos tem valor de mercado de US$ 98,3 bilhões, mais do que o dobro da companhia de Jack Ma, que é avaliada em US$ 49,3 bilhões. As concorrentes mais próximas são as americanas The Home Depot, com US$ 36,4 bilhões, e o Walmart, que vale US$ 27,4 bilhões. A sueca Ikea fecha o top 5 com US$ 18 bilhões de valor de mercado.

Para Roth, mais do que vender produtos para os seus consumidores, as empresas precisarão apostar cada vez mais nas experiências que eles terão durante a compra. “As pessoas não querem simplesmente comprar, mas entender o significado daquele produto ou serviço”, diz ele.

Como exemplos, o executivo lembra a junção dos serviços online e offline que vêm ganhando cada vez mais espaços em países como os Estados Unidos, onde é possível, por exemplo, comprar pela internet e receber o produto poucas horas depois. Por isso, segundo o executivo, as empresas precisarão apostar em inovações tecnológicas para ganhar os consumidores. “A tecnologia está transformando a experiência do varejo, desde a estratégia da empresa até o serviço prestado”, diz Roth. “E modelos de negócios revolucionários serão ainda mais comuns.”