No final de década de 1990, o cantor e compositor Bob Dylan lançou pela gravadora Columbia Records aquele que se tornaria um dos mais cobiçados itens de sua memorabilia: The Bootleg Series Volumes 1–3 (Rare & Unreleased) 1961–1991.

Era um caixa reunindo 58 faixas não aproveitadas ao longo de três décadas de sua discografia oficial. Ela deu um novo sentido ao conceito de item de colecionador — a ponto de ter inspirado até uma marca de uísque.

Em 2018, dois anos após ter sido laureado com o prêmio Nobel de Literatura, Bob Dylan se associou ao produtor de uísque do Tennessee Marc Buchala para lançar sua marca própria da bebida, Haven’s Door.

O nome cita um de seus maiores sucessos, Knockin‘ on Heaven‘s Door, já regravada pelo Guns N‘Roses e até vertida para o português por Zé Ramalho. Em 2019 surgiu a primeira caixa The Bootleg Series, com uísques envelhecidos por até 26 anos em barricas de carvalho japonês da variedade Mizunara. Agora, uma nova edição da série chega ao mercado.

Desta vez, o bourbon de 15 anos foi finalizado em tonéis usados para envelhecer rum jamaicano. Cada garrafa de 750 ml custa US$ 500 no e-commerce da marca.

(Nota publicada na edição 1196 da Revista Dinheiro)