O traje voador da BMW

Foram necessários três anos de pesquisas e testes de campo, até a BMW lançar o primeiro macacão de vôo eletrificado do mundo. Em seu vôo de estreia, o traje alado alcançou nada menos do que 300km/h. A roupa é a prova de que a companhia alemã estava certa, quando dizia ser capaz de produzir um macacão que faria o homem voar. A BMW não divulgou os valores investidos no projeto, mas estima-se que tenha sido algo na casa dos 20 milhões de euros.
O equipamento é acoplado na parte frontal do traje, na altura do peito do usuário. Daí, é só saltar de um ponto elevado – como uma montanha – e sair planando. Quando começa a perder altitude, o homem-pássaro do século 21 aciona o dispositivo e volta a subir. O projeto foi desenvolvido em conjunto pela BMW, pelo escritório de engenharia Designworks e pelo austríaco Peter Salzmann, pioneiro dos esportes aéreos no mundo.
Na demonstração do traje, Salzmann saltou de um helicóptero, a uma altura de 10 mil pés – cerca de 3 mil metros –, numa região montanhosa da Áustria. A roupa, batizada de e-wingsuit, usa tecnologia própria da companhia alemã e tem dois propulsores, que giram a 25 mil rpm. O traje foi oficialmente exibido no evento #NEXTGen 2020, da BMW, no qual a montadora apresentou o que chamou de “uma visão única do futuro da mobilidade”.
(Nota publicada na edição 1199 da Revista Dinheiro)
Veja também
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel