Ambos nasceram na Suíça. Um é o tenista mais famoso do país, Roger Federer. O outro não joga tênis, mas pode ser usado por quem joga — e também por quem corre, faz trekking e montanhismo. Afinal, é um tênis. Ou melhor, uma marca de tênis, criada em 2010 nos Alpes Suíços por três atletas com a ambição de levar a mais avançada tecnologia para os calçados esportivos. Foi assim que surgiu o conceito cloudtech.

O nome pode remeter a uma startup de armazenamento de dados em nuvem, mas não é nada disso. Ele define a sensação de quem calça qualquer modelo On Running: a de estar pisando nas nuvens. Com esse atributo, a marca já está presente em 55 países e atraiu tanto amadores quanto profissionais do esporte. No caso de Federer, ele se tornou sócio da empresa, em 2019, e até lançou uma linha com seu nome.

No Brasil, os modelos estão à venda no site da empresa (on-running.com) e nas principais lojas de artigos esportivos. Os preços partem de R$ 750 e podem passar de R$ 2.300, preço do Cloud 2 no e-commerce de luxo Farfetch. Descendente de suíços e também ex-campeão de tênis, o bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann é outro investidor da On Running, ao lado do filho Marc.

(Nota publicada na edição 1263 da Revista Dinheiro)