Pode até parecer uma briga desproporcional, mas dois ícones do mundo do cartoon infantil, o Snoopy e o Mickey, vão se enfrentar no mercado brasileiro neste ano. Não será um embate corpo a corpo, como nas histórias de super-heróis, mas uma disputa pela preferência dos viajantes brasileiros. Isso porque o Canada’s Wonderland, maior parque temático do Canadá, recém-inaugurado, e que tem o personagem Snoopy como mascote, colocará em prática sua estratégia para atrair uma fatia dos dois milhões de brasileiros que visitam a rival Disney todos os anos. O desafio é imenso. Apenas 100 mil brasileiros pisaram em solo canadense no ano passado, cerca de 5% do que a cidade de Orlando recebeu. O brasileiro à frente desta missão é o empresário Frank Barcellos, um dos responsáveis por trazer ao Brasil a rede de escolas Maple Bear e o fundador da Canadá Viagens, uma agência de turismo que se dedicará a oferecer pacotes para um único destino. “A cidade de Toronto e seu entorno oferecem uma infraestrutura de lazer e entretenimento infantil que não deixa nada a desejar aos parques da Flórida”, garante Barcellos. “A vantagem do Canadá é que, por essência, é um país mais rico em diversidade cultural, algo que torna o destino atraente também aos adultos.” Os roteiros da Canadá Viagens não se limitarão a passeios em parques. A proposta, segundo Barcellos, é incluir opções mais culturais para as crianças, como museus e zoológico. “A ideia é ser melhor, culturalmente, em relação ao que atualmente é oferecido em Orlando”, afirma o empresário. “O Canadá possui uma das melhores estruturas de museus interativos, de história natural e de ciências do mundo. Isso não se encontra na Flórida.”

(Nota publicada na Edição 1051 da Revista Dinheiro, com colaboração de: Carlos Eduardo Valim e Rachel Rubin)