Edição nº 1142 14.10 Ver ediçõs anteriores

O risco climático para as empresas brasileiras

O risco climático para as empresas brasileiras

DIN1009-sustenta2As empresas brasileiras estão prestando pouca atenção aos efeitos das mudanças climáticas. Apesar de muitas companhias estarem expostas a riscos ambientais, poucas consideram a questão como estratégica para seus negócios. A conclusão é da britânica Carbon Disclosure Initiative (CDP), entidade sem fins lucrativos que promove a divulgação de dados sobre o impacto ambiental nos negócios. Em relatório publicado no mês passado, que contou com a participação de mais de 500 organizações latino-americanas, sendo 300 do Brasil, a CDP aponta que a maioria das empresas nacionais está em situação de risco.

Isso significa que elas podem ser afetadas por episódios climáticos, como secas e enchentes, porém não possuem os mecanismos adequados para lidar com a situação. Das empresas brasileiras participantes, 66% possuem algum procedimento para identificar os riscos ambientais. Apenas 30%, no entanto, abordam a questão em suas estratégias e só 19% possuem um programa específico de gerenciamento do risco ambiental. A maior vulnerabilidade na América Latina diz respeito à água, cuja importância abrange desde o agronegócio, vital para região, até a produção de energia. A conclusão do relatório é de que as companhias estão negligenciando os desafios ambientais em suas cadeias de suprimentos. Fica evidente, portanto, a necessidade de aumentar o engajamento do setor corporativo na questão da redução do aquecimento global.

(Nota publicada na Edição 1009 da Revista Dinheiro)


Mais posts

O impacto do vazamento de petróleo no nordeste

Depois de semanas em que o mundo se acostumou a ler notícias sobre as queimadas na Amazônia, a bola da vez é o mar brasileiro. Desde o [...]

Dias melhores na Kellogg

Para ajudar a combater a fome no País, a subsidiária brasileira da Kellogg doou, de janeiro a junho, 36,4 toneladas de alimentos para [...]

A jornada sustentável para marcas e clientes

Uma pesquisa realizada em parceria entre a Perception e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e [...]

A aposta ecológica da Tramontina

A marca centenária Tramontina resolveu expandir seus horizontes. Por meio de uma parceria com a Braskem, a empresa está colocando no [...]

O Brasil cada vez mais longe da meta

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, tem reiterado que o Brasil está avançando a passos largos para cumprir suas metas em [...]
Ver mais