US$ 58 BILHÕES é quanto movimenta o patrocínio esportivo global, segundo estudo da consultoria americana IEG

Um levantamento realizado pela revista americana Forbes mostrou o interesse crescente dos homens mais ricos do mundo em apoiar o esporte. O americano Paul Allen, um dos fundadores da Microsoft, destina boa parte de sua fortuna para a NBA. O mexicano Carlos Slim, dono de um império de telecomunicações, anunciou há pouco tempo que colocará várias empresas de seu conglomerado para alavancar o movimento olímpico de seu país.

O indiano Lakshmin Mittal tem incontáveis patrocínios ligados a atividades esportivas. Todos eles são referência em suas áreas de atuação e ficaram conhecidos pela habilidade em administrar negócios vencedores. Por que apostam tantas fichas no esporte? “Não existe nada mais belo que o homem tenha inventado”, disse Allen em uma entrevista.

“Para nós, é motivo de orgulho investir em pessoas” Marcelo Arantes, VP de marketing da Braskem

Não são apenas interesses particulares que movem o apoio ao esporte. Há razões concretas para investir em atletas e confederações. “O patrocínio esportivo é um das formas mais eficazes de construir uma imagem positiva”, diz Eduardo Tancinsky, consultor especializado em marcas. “Um famoso estudo inglês demonstrou que atletas, médicos e bombeiros são as pessoas mais admiradas de nossa sociedade. Isso por si só já bastaria para justificar um investimento.”

Tancinsky elenca diversos motivos (leia quadro) que comprovam que apoiar o esporte é um bom negócio. Ele destaca dois deles. O primeiro diz respeito à imensa exposição a que estão sujeitos os atletas. “Em geral, são exposições positivas”, diz. O especialista também cita o fator inspiração. “Quem não se emociona com histórias de superação de pessoas que trabalharam duro para conseguir um objetivo? Isso é muito forte para o público.”

Estima-se que o patrocínio esportivo global movimenteUS$ 58 bilhões anuais, segundo estudo da consultoria americana IEG. No Brasil, uma das empresas que apoiam o esporte paralímpico é a Braskem, que desde outubro de 2015 patrocina a Equipe Brasileira de Paratletismo. Recentemente, a companhia renovou o contrato até 2021. “Para a Braskem, é motivo de orgulho investir em pessoas”, afirma Marcelo Arantes, vice-presidente de Pessoas,Comunicação, Marketing e Desenvolvimento Sustentável da Braskem. “Especialmente se elas despertarem o interesse de crianças e adolescentes em ter boas práticas como o esporte.”