As vacinas estão trazendo esperança para o fim da pandemia. Mas mesmo após receber a dose, isso não significará um retorno imediato à vida como conhecemos.

Os cientistas citam várias razões para seguir usando máscara e ter cautela ao iniciar sua vida pós-vacina. As vacinas não oferecem proteção perfeita; ainda não sabemos se as pessoas vacinadas podem espalhar o vírus; e o coronavírus provavelmente continuará sua rápida disseminação até que uma grande maioria da população seja vacinada ou tenha sobrevivido a uma infecção natural.

O que é mais seguro fazer depois de vacinado?

Pessoas que trabalham em locais que os deixam altamente expostos diminuirão significativamente o risco, razão pela qual os trabalhadores da linha de frente estão entre os primeiros a se qualificarem para a vacina. Os cientistas estão esperando para saber se as pessoas vacinadas podem espalhar o vírus para outras pessoas.

Em uma pesquisa informal com 700 epidemiologistas do The New York Times, menos de um terço disse que mudaria seu comportamento depois de serem vacinados; metade disse que esperaria até que pelo menos 70 por cento da população fosse vacinada.

O que é mais seguro fazer quando meus amigos e familiares forem vacinados?

Se você e as pessoas que deseja ver estão vacinadas, é mais seguro socializar com elas, inclusive em ambientes fechados, dizem os especialistas. Mas estar em grupos grandes ou viajando, quando não há como saber se as pessoas ao seu redor foram vacinadas, continua sendo um risco.

Segundo Eric Lofgren, epidemiologista de doenças infecciosas da Universidade Estadual de Washington, “A imunidade não é um botão liga / desliga; é um dial”, disse ele. “Se você está abaixo da imunidade coletiva, o vírus ainda está circulando na população e sempre há uma chance de a vacina não estar funcionando para você.”