O termo “malha fina” é usado quando a Receita Federal identifica alguma inconsistência de preenchimento na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Também ocorre quando o Fisco quer questionar algum valor informado no documento.

No entanto, destacam os especialistas Daniel Coquieri, COO da BitcoinTrade, e Paloma Grubba, coordenadora contábil da Contabilizei, o primeiro passo é acessar o “e-CAC”, o Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal, ou pedir a ajuda de um especialista para entender qual a pendência.

+ Veja dicas valiosas para realizar a sua declaração do IR
+ Agência Brasil explica como declarar investimentos no Imposto de Renda 

A resolução da pendência e qualquer mudança nos valores informados vai depender de cada caso, mas normalmente são necessárias apenas correções de preenchimento do arquivo, destacam os especialistas.

No entanto, se o caso é mais grave ou muito complicado, por falta de conhecimento da legislação, a saída é buscar um contador, que provavelmente vai ajudar na retificação.

Os brasileiros tem ainda 13 dias de prazo para a declaração do IRPF. No entanto, cerca de 60% dos contribuintes declararam os rendimentos referentes ao ano de 2019, aponta a Receita.

Se você ainda não declarou o IR 2020, o coronavírus veio para te dar um pouco mais de tempo na hora de separar os documentos e acessar o sistema da Receita Federal. A data limite para o envio era até dia 30 de abril, mas a Receita adiou o prazo para o dia 30 de junho.