Um dos eventos astronômicos que June preparou para todos os amantes da abóbada celestial é a Lua em Morango, nome dado ao satélite natural quando está em fase de lua cheia durante o mês de junho.

A lua de morango deste 2021 chegará na próxima quinta-feira, 24 de junho. Para poder observar o satélite natural da Terra em sua fase de Lua Cheia, bastará esperar o cair da noite e olhar para o céu para localizá-lo. No entanto, as condições de observação dependerão da nebulosidade presente naquele dia.

+ Morangos com agulhas, vindos da Austrália, chegam à Nova Zelândia

Seu nome deriva da tradição ameríndia, que associava o nascer desta Lua à estação do morango na região norte da América.

De acordo com o Maine Farmer’s Almanac, para as tribos Algonquin que antes perambulavam pelo continente, junho era sinônimo de morango. Como essa fruta silvestre, doce, azeda e nutritiva só estava disponível durante o mês de junho, “naturalmente a lua cheia deste mês ficou conhecida como a Lua do Morango”.

Porém, em outras latitudes, a lua cheia de junho é conhecida por outros nomes, como no caso da Europa, onde é chamada de Lua Rosa, pois era o mês em que os jardins atingiam seu ponto máximo e as roseiras explodiam em cores ousadas, oferecendo uma pausa dos dias cinzentos de inverno.

Para poder observar o satélite natural da Terra em sua fase de Lua Cheia, bastará esperar o cair da noite e olhar para o céu para localizá-lo. No entanto, as condições de observação dependerão da nebulosidade presente naquele dia.

De acordo com o almanaque, os nomes da lua cheia remontam aos registros das estações que os nativos americanos da América do Norte faziam, às quais davam nomes distintos a cada lua cheia recorrente.