Giro

O que aconteceria se um asteroide caísse na Terra hoje?

Crédito: Reprodução/Pixabay

Com técnicas e tecnologias modernas, poderia ser possível até mesmo recomeçar a agricultura dentro dos abrigos subterrâneos (Crédito: Reprodução/Pixabay)

Muitos filmes hollywoodianos decretam o fim da Terra após a queda de um asteroide no planeta. Esse é um temor que assusta muita gente, por isso astrônomos e curiosos estão sempre de olho no espaço em busca de eventuais ameaças.

É a possibilidade da extinção que motiva o interesse da ficção por asteroides. Narrativas que se passam em cenários apocalípticos são bastante populares. Os cientistas, contudo, têm em mente que o futuro do planeta depende de tomar ações o mais rápido possível. Será que as chances de sermos atingidos por um asteroide são realmente relevantes? E ainda, será que, na vida real, as consequências seriam tão drásticas assim?



+ Nave destruidora de asteróides da NASA envia foto a 3 mi de km de distância

Um evento catastrófico em escala global, causado por um corpo quilométrico, é raro. Um desses ocorre, em estimativa, a cada 50 milhões de anos. As consequências, contudo, são realmente graves. As cinzas e a poeira levantadas pelo impacto se espalhariam pela atmosfera, a ponto de bloquear a luz do sol. Entraríamos assim, em um longo e escuro inverno. Ainda, todos esses fragmentos caindo no oceano aumentariam a acidez das águas.

E como sobreviver a tudo isso? Embaixo do solo. E com muitos suprimentos. Com técnicas e tecnologias modernas, poderia ser possível até mesmo recomeçar a agricultura dentro dos abrigos subterrâneos, considerando que a fotossíntese acima da crosta terrestre seria impossibilitada pelo bloqueio da luz solar. Teríamos que lidar também com chuvas ácidas, com um solo também muito mais ácido e toda a argila formada pelo material derretido do planeta e do asteroide.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Ainda assim, o cenário para a vida na Terra é de extinção massiva de espécies. O que sobrevive, em geral, é o que é pequeno. A extinção dos dinossauros (por um corpo de cerca de 10 km), por exemplo, abriu espaço para a evolução de animais como toupeiras primitivas e o desenvolvimento dos mamíferos. Há ainda a chance de uma bactéria alienígena ser introduzida em nosso planeta. Geralmente, esses seres são melhor adaptados ao seu ambiente anterior e poderiam não sobreviver por aqui. De qualquer jeito, poderia ser um problema.




Tópicos

agência espacial americana aniversário ariane 5 artemis 1 Artemis 3 atmosfera Centro Espacial Kennedy da Nasa Como é a superfície de Marte Como é Marte Como é o clima em Marte? Como é o solo em marte Como são feitas as imagens do Hubble? Como ver imagens do espaço ao vivo? Como ver imagens do telescópio Hubble? Corrida Espacial de onde vem os ovnis Disco voador Edifício de Montagem de Veículos espaço esppaço estação espacial EUA Existe vida em outro planeta? exploração espacial foto de marte foto de planeta fotografia galáxias HUBBLE James Web por que é importante? James Webb James Webb o que é? James Webb quanto custou? James Webb significado do nome levar humanos à Lua luzes Marte marte características marte curiosidades marte deus marte temperatura missão tripulada Nasa Nasa nasa ao vivo O que a NASA criou? O que é preciso para entrar na Nasa? O que é um telescópio espacial? O que o telescópio Hubble descobriu? O que quer dizer NASA? o que se sabe sobre marte o que tem em marte? O que tem na superfície de Marte? O que tem no solo de Marte? Onde está o telescópio Hubble? Onde está o telescópio Kepler? ovni planeta planeta vermelho Por que Marte tem estações do ano? programa lunar Artemis Quais foram as descobertas feitas por Edwin Hubble? Quais foram as principais descobertas concebidas através do telescópio Hubble? Quais foram as principais descobertas do telescópio Hubble? Quais são as dimensões do telescópio Hubble? Quais são as particularidades de Marte? Qual a distância máxima que um telescópio pode ver? Qual é a galaxia que o telescópio Hubble continua explorando? Qual é o nome do tipo de foguete que colocou o telescópio espacial em órbita? Qual é o objetivo da NASA? qual pais mais avista ovni qual tamanho de um disco voador Sistema de Lançamento Espacial sistema solar solo de Marte tecnologia telescópio telescópio espacial telescopio hubble Tem algum satélite em Marte? Universidade do Arizona viagem tripulada a Marte volta da humanidade à Lua