A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, deu início nesta segunda-feira (8) a segunda etapa de flexibilização da economia contra o coronavírus. Lojas que vendem artigos esportivos, tabacarias e o comércio de bebidas estão entre as operações liberadas para voltar à atividade na cidade.

Essa reabertura gradual começou no dia 25 de maio e seguirá um protocolo de quatro etapas, onde os salões de beleza, shoppings e comércios varejistas foram os primeiros liberados pela prefeitura.

+ O que abre a partir de segunda na cidade do Rio de Janeiro
+ O que abre a partir de segunda na cidade de São Paulo
+ Covid-19: Prefeitura do Rio decide manter seu cronograma de reabertura
+ Testes são entrave na negociação para reabertura em SP

A regra para o funcionamento da maioria dos estabelecimentos é operar com horário reduzido, das 11h às 19h em dias de semana e das 9h às 19h em fim de semana e feriado. A única diferença fica por conta do comércio atacadista, que poderá operar das 5h às 17h em dias normais e nos fins de semana e feriados, das 5h às 17h.

A prefeitura de Belo Horizonte disponibilizou um site com os horários permitidos, protocolos sanitários que cada estabelecimento deverá adotar e algumas observações pontuais em determinados setores como o comércio de água mineral, pet shops, lojas de bebidas e tabacaria. Nesses casos não é permitido consumo no interior do estabelecimento.

O site da prefeitura de BH é bem simples e os protocolos estão todos anexados na pesquisa
O site da prefeitura de BH é bem simples e os protocolos estão todos anexados na pesquisa (Crédito:Reprodução/PrefeituraBH)

Neste site é possível gerar uma busca baseada no Código Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) ou pesquisar diretamente pelo grupo de atividade.