O primeiro restaurante vegano com estrela Michelin

O primeiro restaurante vegano com estrela Michelin

FORA DA CAIXA Com alta gastronomia preparada sem nenhum tipo de proteína animal, Claire conquistou um público exigente.

Localizado em Arès, perto de Bordeaux, o restaurante Ona – sigla de Origine Non- -Animale – ganhou sua primeira estrela Michelin na semana passada. E alcançou, instantaneamente, uma notoriedade inédita para muitos dos estabelecimentos que já mantêm sua estrela há anos. Motivo: desde 1900, quando o Guia Michelin foi lançado, é o primeiro restaurante vegano do mundo a conquistar o reconhecimento.

O Ona foi aberto em 2016 pela chef autodidata e arqueóloga por formação Claire Vallée, que se converteu ao veganismo durante uma viagem à Tailândia, onde notou que as porções de carne e de peixe no prato eram bem menores que as de caldos e vegetais. Decidiu, então, criar um restaurante de alta gastronomia sem qualquer indício de proteína animal.

E o sonho se torneou realidade graças ao montante de 10 mil euros obtido com financiamento coletivo e a um empréstimo do banco verde La Nef. Fechado temporariamente em virtude do lockdown, o Ona tem dois menus – com três ou sete pratos – alterados de acordo com as épocas de colheita locais. As sugestões ultracriativas incluem massas preparadas com frutas, caramelo de pimentões, merengue vegetal e tartare de algas.

Devido à pandemia, a edição de 2021 do Guia Michelin foi atípica, com o compromisso dos organizadores de não rebaixar nenhum estabelecimento com três estrelas. Dos 3,3 mil restaurantes listados, 54 receberam sua primeira estrela, dois passaram a ter duas e somente um, o AM, em Marselha, foi alçado ao grupo triestrelado do guia.

(Nota publicada na edição 1207 da Revista Dinheiro)

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel


Sobre o autor

Luciana Lancellotti é editora de Estilo da DINHEIRO


Mais colunas e blogs


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2021 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.