O empresário paulistano Jose Papa Neto (ao centro), um dos mais influentes personagens do mercado da comunicação e entretenimento do País, está à frente de um gigantesco – e inédito – desafio profissional. Na próxima semana, ele lança no Brasil a plataforma Trace, uma geradora de conteúdo voltada ao público afrodescendente e jovens das periferias desassistidos pelo sistema de educação de qualidade. “Vamos trazer entretenimento com educação e cultura urbana, utilizando principalmente o lado musical para integrar as comunidades, gerar desenvolvimento e oportunidades”, afirma Papa Neto. A plataforma terá o serviço Trace Trends, um programa semanal na RedeTV!, com uma hora de duração, toda segunda-feira. De terça a domingo, serão veiculadas pílulas durante a programação. O potencial do negócio é indiscutível. O Brasil, segundo o IBGE, tem 120 milhões de afrodescentes, que movimentam R$ 1,7 trilhão por ano. Atualmente, a Trace, com sede em Paris, distribui conteúdo em mais de 100 países, com forte presença em nações como África do Sul, Quênia e Senegal. Na França, onde a plataforma recebe apoio do governo, é o principal canal de música afro do país. Papa Neto iniciou sua carreira no mercado financeiro, no ABN Amro Bank. Depois de estudar administração nos EUA, voltou ao Brasil para integrar a equipe que lançou o portal iG, então comandado por Nizan Guanaes. Depois, migrou para o setor de novas plataformas de mídia do canal ESPN, para a empresa de entretenimento Time For Fun e para a área de estratégia corporativa e digital de O Estado de S.Paulo. Na foto, AD Junior (da esq. à dir), coordenador de projetos especiais, Jose Papa Neto e Roberto Neri, produtor e programador musical.

(Nota publicada na Edição 1144 da Revista Dinheiro)