Uma equipe de cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, nos Estados Unidos, está procurando uma maneira de proteger a Terra dos asteroides. Sua ideia mais recente é recorrer a explosões nucleares.

+ Asteroide do tamanho de uma van passou próximo à Terra nesta segunda

O plano é emitir radiação de nêutrons produzida por uma detonação nuclear. Com ele, a trajetória de um asteroide pode ser alterada. Os neutrons seriam mais eficazes do que os raios X. Isso ocorre porque eles podem aquecer mais matéria na superfície.

Por outro lado, este plano não contempla a destruição do asteróide, mas visa desviar seu caminho. Dessa forma, sua rota e velocidade seriam ligeiramente corrigidas.

“Se o tempo de alerta for curto e/ou o asteroide for grande, então os explosivos nucleares podem ser a única opção viável que temos para deflexão e/ou perturbação”, disse Lansing Horan, diretor do estudo.

Para que esse plano funcione, os cientistas da equipe dizem que é necessário trabalhar vários anos nos asteroides. Desta forma, ele será capaz de desviar seu caminho e evitar uma potencial colisão com a Terra.