Em tempos de ameaça das fintechs aos bancos tradicionais, as maiores instituições financeiras do País se movimentam para defender suas posições. Tanto é que a Webmotors, uma das principais plataformas online de venda de carros do Brasil, e o Santander, que detém 70% do negócio, decidiram arregaçar as mangas e trabalhar em conjunto para reestruturar o modelo de operação. Pilotado pelo diretor da unidade de financiamentos do banco, André Novaes, e pelo presidente da Webmotors, Eduardo Jurcevic, o plano inclui novas ferramentas que sugerem ofertas de veículos compatíveis ao perfil do cliente, chamadas de CRM Cockpit. Além disso, o portal passa a oferecer outras funções que facilitam o crédito para a aquisição de um automóvel. A aposta em digitalizar o processo de compra rendeu um aumento de 40% na conversão de vendas dos lojistas que usam o serviço e um salto de 260% nas simulações de financiamento. Agora, as empresas preparam uma joint venture com a HDI seguros para criar uma nova seguradora auto digital. “Estamos desempenhando um papel de transformação do mercado auto”, diz Jurcevic.

(Nota publicada na Edição 1127 da Revista Dinheiro)