O varejo brasileiro passou um longo período de hibernação em investimentos, fusões e aquisições desde o começo da pandemia. Exceto pela intensa movimentação no e-commerce, que vive seu melhor momento puxado por gigantes como Mercado Livre e Magazine Luiza, as mais tradicionais redes de lojas físicas preservaram energia durante o fechamento do comércio e isolamento social. Mas isso começa a mudar. Na terça-feira (20), a rede Lojas Americanas anunciou a aquisição de 70% do grupo Uni.co, dono de marcas de moda e decoração como Imaginarium, Puket, Mind e Lovebrands. Pelo acordo, a Americanas tem prioridade de compra dos 30% restantes em até 36 meses.

O grupo adquirido faturou R$ 670 milhões em 2019, possui 440 lojas no País, mantém 2,8 milhões de clientes e lidera no segmento de “fun design” – de produtos mais descolados e com desenho exclusivo. “A aquisição do Grupo Uni.co é mais um movimento do universo Americanas na expansão de sua plataforma de varejo especializado em franquias e marcas próprias”, informou a Americanas, em comunicado. O valor do negócio não foi informado. “[A compra] soma-se à operação recentemente anunciada da criação da joint venture com a BR Distribuidora para a exploração do negócio de lojas de conveniência.”

Ter a Lojas Americanas como sócia e controladora vai dar à Uni.co condições de acelerar sua expansão. O grupo estava se preparando para abertura de capital na B3, mas abortou a ideia em janeiro dada a conjuntura econômica. A gestora Squadra era dona de 95% da Uni.co e os outros 5% estavam nas mãos de um pool de executivos. A conclusão da operação ainda depende o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), mas não deve sofrer restrições já que os segmentos de atuação de todas as marcas é extremamente pulverizado. “Nosso grande propósito é continuar com o crescimento das nossas marcas, e também atrair novos negócios e marcas no segmento do varejo especializado de franquias, para fazer parte do ‘universo Americanas’. Vemos muitas oportunidades”, disse Wellington Santos, o CEO do Uni.co, em entrevista ao jornal Valor.

440 é o número de lojas que o grupo Uni.co mantém em todo o país, abastecidas também por um escritório na china

A aquisição da Uni.co põe o grupo B2W, controlador da Lojas Americanas, em outro perfil de público, segundo o consultor de varejo Alberto Serrentino, da Varese Retail. “A companhia se aproxima do segmento de moda, de estilo de vida, de um público um pouco mais premium e fiel a marcas bem posicionadas”, disse. “O jogo do varejo a gora é dominar o cliente, não apenas dominar uma categoria de produtos.”

DIVERSIFICAÇÃO Ao comprar a Uni.co, a Americanas dobra a aposta em sua já conhecida estratégia de diversificação de segmentos e produtos – desta vez em áreas nunca exploradas pela companhioa. A Puket é uma marca de moda infantil, adulto e acessórios. Já a Imaginarium opera no mercado de presentes e design criativo, como uma loja multipresentes. A Mind atua no segmento de decoração. A Lovebrands é um modelo de franquia multimarcas, incluindo produtos das marcas Puket, Imaginarium e itens de outras marcas parceiras.

A ideia é acelerar essa diversificação. Há mais de uma década, o Grupo Uni.co mantém um escritório na China. A proximidade com fornecedores garante a exclusividade dos itens que vende, segundo o CEO na reportagem. A operação na China proporciona agilidade nas compras, no desenvolvimento de produtos e ao processo de logística. “Essa é uma das frentes que temos oportunidade de explorar em conjunto no futuro”. Junto com a rede Lojas Americanas, não há dúvidas de que o futuro do grupo está na diversificação das vitrines.