O mau exemplo da Air France

Em dez dias, a empresa teve problemas no Brasil com quatro voos e alegou uma “conjunção infeliz de acidentes”. Um verdadeiro desrespeito ao passageiro. Até hoje a empresa não conseguiu explicar o motivo do acidente que há um ano tirou a vida de 228 pessoas. Independentemente da fatalidade, a Air France tem tradição de tratar mal seus passageiros, especialmente na rota para a América do Sul. Mau exemplo de serviços e, agora, de manutenção.

 

1 – Internacionalização 
Hermanos

A brasileira Olympikus está expandindo sua presença na Argentina. A marca de artigos esportivos acaba de fechar contrato de patrocínio de três anos para as camisas e todo o material esportivo do popular time argentino Boca Juniors. O valor é guardado a sete chaves.
 

22.jpg

 

2 – Automóveis      
Imersão

A nova presidente da GM no Brasil, Denise Johnson, mergulhou de cabeça na operação local. A executiva americana se mantém longe da imprensa. Está focada na elaboração de nova estratégia de crescimento da GM. Os que a conhecem dizem que ela é fera. 
 

15.jpg

 

3 – Telefonia 1     
Estratégia

A Telefônica não desistiu da compra da Vivo. Está agindo estrategicamente para alcançar seu objetivo. A Portugal Telecom já entendeu que não tem como manter a Vivo sob seu controle. Está ganhando tempo para verificar a melhor alternativa de venda e de que forma pode substituir as ações da Vivo no Brasil. Agora, é tudo uma questão de tempo.

 

4 – Telefonia 2     
Estratégia

A Portugal Telecom abriu conversas com a Oi, quarta maior operadora do Brasil. O conteúdo é mantido sob sigilo, mas novidades virão assim que a venda de parte da Vivo for concluída.

 

5 – SPA 1    
Malas prontas

Yara Baumgart encerrou as operações do Kyron Spa, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. A nova sede está sendo construída em um bairro nobre da cidade, ainda sem data certa para inauguração.

 

6 – SPA 2 
Expansão

Além de concentrar esforços na abertura de um novo spa no Hotel Fasano, em Punta del Leste, a mineira Renata Abreu, proprietária da rede de spas Mais Vida, inicia seu plano de expansão por meio de franquias. Serão abertas unidades em Brasília, Salvador e Porto Alegre. “Quero chegar em 2012 com pelo menos 36 unidades implantadas nas principais capitais brasileiras”, diz Renata. 
 

21.jpg

 

7 – Duas rodas
Em alta

O mercado de motocicletas está aquecido. Em junho foram vendidas 590 motos Harley-Davidson no Brasil, aumento de 35% sobre junho de 2009. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Ciclomotores (Abraciclo), as vendas de motos em geral cresceram 11% no primeiro semestre, com 872,8 mil unidades comercializadas. Um recorde.

18.jpg

 

8 – Terminal   
Perto do fim

A Blockbuster vai deixar de figurar no rol de empresas listadas na Bolsa de Valores de Nova York. É o fim de uma era. No Brasil, a Blockbuster é do Grupo B2W, dono das Lojas Americanas e do Sub-marino. As mudanças no rumo dos negócios do grupo norte-americano devem afetar ainda mais a operação brasileira. Por aqui, a marca Blockbuster está praticamente apagada. A fracassada marca foi substituída, nas lojas, pelo logo da Americanas Express.

 

9 – Calor
Destino preferido

Aruba foi o destino escolhido por mais de 8,5 mil brasileiros no primeiro semestre de 2010. O número é 156% maior do que o do mesmo período de 2009. A economia da pequena ilha do Caribe está aquecida com o turismo. O governo de Aruba está investindo agora US$ 18 milhões na infraestrutura do aeroporto da ilha, que embora pequeno, é melhor e mais digno do que qualquer aeroporto brasileiro. 
 

19.jpg

 

10 – Destino
Hotel St. Regis – Londres

Extremamente bem localizado, na vizinhança do Hyde Park, Mayfair e do Palácio de Buckingham, está o The Lanesborough, um hotel da bandeira St. Regis. Sinônimo de luxo e tradicionalismo, o hotel sabe paparicar seus hóspedes: mordomos particulares, limusines para passeios, conforto e alta gastronomia. O seu restaurante, Apsleys, é comandado por Heinz Beck, um dos melhores chefs de cozinha da Europa, dono de três estrelas no Michelin.  Ao todo, são 95 apartamentos e suítes, decorados em estilo vitoriano. Em um deles, em 1971, John Lennon e Yoko Ono começaram a gravar a trilha sonora para o filme Clock. As diárias custam a partir de 355 libras .www.lanesborough.com
 

20.jpg

 

11 – Objeto de  desejo
Choque de estilo

A Renault transformou um carro elétrico em cobiçado objeto de desejo. A montadora vai apresentar em setembro, no Salão do Automóvel de Paris, o seu modelo-conceito DeZir. O cupê elétrico acelera de 0 a 100 km/h em cinco segundos, podendo atingir velocidade de 180 km/h. Tem bateria de íon de lítio que garante autonomia de rodagem por até 100 quilômetros. Surpreendente.
 

17.jpg

 

12 – Pequeno luxo 1 
Bambini

O mercado de luxo, fortemente afetado com a crise econômica que abalou a Europa no ano passado, já dá indícios claros de recuperação. Sinal desse movimento é o recente lançamento da grife italiana Gucci, que, pela primeira vez, está produzindo uma coleção voltada para o mercado infantil.

 

13 – Pequeno luxo 2 
Enfants

A Fendi, do grupo LVMH, também está de olho nos pequenos consumidores e acaba de lançar a sua coleção Fendi para crianças.

 

14 – Entrevista           

16.jpg
Edson de Godoy Bueno, presidente da Amil

O mercado brasileiro de saúde privada tem crescido e está se consolidando. O desenvolvimento do setor contribui para o avanço da medicina, já que cerca de 90% da receita da maioria dos grandes hospitais do País vem deste setor. Confira na entrevista com Edson de Godoy Bueno, presidente da Amil.

Líderes – Como vai a saúde privada? 
Edson Bueno – 
Forte. O mercado está se solidificando. Agora somos poucos players, o que confere maturidade ao setor. Somos 200 milhões de habitantes e mais de mil empresas médicas.

Líderes – E quem ganha com essa maturidade?
EB –
 O Brasil. O sucesso de grandes hospitais como Albert Einstein, Sírio-Libanês, Oswaldo Cruz e diversos outros no Brasil deve-se ao recolhimento de dinheiro proveniente dos planos médicos. Cerca de 90% da receita deles vem de planos médicos, ou seja, sem essa indústria a medicina brasileira não seria tão sofisticada. Temos uma medicina de Primeiro Mundo.

Líderes – Como está o negócio de planos odontológicos da Amil? 
EB – 
Este setor tem enorme potencial de crescimento, principalmente com o desenvolvimento da economia e a ascensão das classes mais populares. O brasileiro está começando a se preocupar com planos odontológicos. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, 60% da população compra esse tipo de plano. Aqui, esse número não passa de 8%. Ou seja, temos muito espaço para crescer. Enquanto os planos de saúde crescem em média 5% ao ano, os odonto-lógicos crescem de 15% a 20% anualmente.

 

Aprovado

Cata-trote

A partir de agora, quem passar trote para serviços emergenciais, como os de remoções, resgates, combate a incêndios ou ocorrências policiais, vai ter que pagar multa. A nova lei do Rio de Janeiro prevê multa que será cobrada na conta telefônica do engraçadinho. Falta aplicá-la em São Paulo.

Reprovado

Educação

É um absurdo o abismo existente entre o desempenho das escolas públicas e privadas, verificado no Enem. Os candidatos à Presidência da República deveriam adotar a educação como tema prioritário  em seus planos de governo. Uma sociedade sem educação não se desenvolve plenamente.
 

 “Quem quiser alcançar um objetivo distante tem que dar muitos passos curtos” Helmut Schmidt

Com Renata Batochio e Daniela Filomeno Pereira