Live da Dinheiro

“O mapa da mina é ouvir as pessoas”, afirma Rapha Avellar, fundador da Adventures, Inc

Crédito: Divulgação

Rapha se destacou em diversas campanhas, mas ganhou visibilidade ao bater o recorde mundial do YouTube com a live da cantora Marília Mendonça, assistida por 3,3 milhões de pessoas simultaneamente (Crédito: Divulgação)

O empreendedor em série Rapha Avellar foi o entrevistado da live da IstoÉ Dinheiro, na segunda-feira (10). Fundador da Adventures, Inc, uma brandtech focada em alavancar resultados de negócio por meio do que existe de mais moderno em termos de estratégias digitais, o jovem executivo trabalha com a certeza que vem revolucionando o mercado publicitário com estratégias de marketing focadas na ‘não interrupção dos usuários’. Ele não reivindica qualquer novo postulado no mundo do marketing, mas diz na entrevista que usa ferramentas da publicidade raiz, o básico e elementar mandamento, a escuta. “O mapa da mina é ouvir as pessoas”, afirma.

No bate-papo, Avellar avalia que as marcas precisam começar a produzir entretenimento urgentemente e que o modelo de mídia paga da forma como o conhecemos, de mera inserção de anúncios em múltiplos canais, está com os dias contados. Ele entende que a sociedade e o mundo dos negócios estão passando por uma transformação nunca antes vista na comunicação, onde os grandes veículos de mídia competem com produtores de conteúdo e seus canais, que detêm grande parte da atenção das pessoas. “As melhores ideias não nascem numa sala fechada”, avalia.

+ “O uso da tecnologia no ambiente jurídico não tem mais volta”, afirma Maia, da TIKAL TECH
+ “O adoecimento emocional é uma realidade que está custando muito caro para as empresas”, afirma Alexandre Ayres, CEO da Mindself

Considerado pelo mercado publicitário como um dos principais nomes quando se fala na transformação digital dos meios de comunicação, Rapha se destacou em diversas campanhas, mas ganhou visibilidade ao bater o recorde mundial do YouTube com a live da cantora Marília Mendonça, assistida por 3,3 milhões de pessoas simultaneamente.

Foi ele também o responsável pela campanha de Carnaval do Tinder, que levou a cantora Anitta para o aplicativo de paquera e foi pela batuta criativa dele que a Pizzaria Domino’s alcançou recorde de vendas com a funkeira Jojo Toddynho desembolando os pedidos com o uso de assistentes virtuais por voz. Para ele, o voice commerce tem potencial de crescimento gigante e as empresas não utilizam bem este canal. “As plataformas de voz voz estão subutilizadas no Brasil”, critica.

Na conversa, Raphael falou que um nicho pouco explorado pelas marcas é o eSports. “E-games se tornou a próxima fronteira de investimentos e as oportunidades são as melhores dos próximos dois anos para inserção de marcas.”

Ainda na troca de ideias, o fundador disse que o desafio das empresas é entender onde a atenção das pessoas está. “Deve-se respeitar a atenção das pessoas. O consumidor é que escolhe o que consumir. As melhores ideias do mundo, que vão gerar mais atenção, já estão na internet. O primeiro insight é você ouvir as tensões estruturais do consumidor e buscar uma forma de tornar sua marca um veículo para que essa tensão cultural possa ser aliviada. Nada é tão poderoso na construção de uma marca como a experiência”, finaliza.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago