Desde que foi aprovada a lei de Resíduos Sólidos, em agosto de 2010, pouca coisa mudou nessa área no Brasil. Pelo menos é o que aponta recente estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em vez de aterros sanitários, como prevê a legislação, a maioria dos municípios ainda utiliza os chamados lixões para descartar resíduos. Apesar disso, os técnicos do Ipea destacaram alguns dados positivos. O principal deles é que a coleta domiciliar de lixo já atende 90% dos domicílios. Conheça outros pontos do estudo ao lado.

57.jpg

 

 

 

 

 

Inovação


Uma luz na escuridão

 

Os alunos do período noturno da área rural de Gana e de outros países africanos têm de driblar um problema a mais: os constantes apagões de energia elétrica. Atento a essa questão, um grupo (foto) de universitários canadenses desenvolveu um modelo de lanterna solar, que custa apenas US$ 18. O equipamento garante o suprimento de energia durante as aulas, caso sejam interrompidas por um blecaute. A distribuição das lanternas começa a ser feita a partir de junho.

 

58.jpg

 

 


Reciclagem


Potes de casca de arroz e bambu

 

Casca de arroz e fibras de bambu integram a lista de matérias-primas utilizadas na fabricação dos utensílios (foto) para bebês fabricados pela BecoThings, de Londres. Criados pelo empreendedor britânico George Bramble, eles são biodegradáveis e se incorporam ao solo dois anos após serem descartados. Esse atributo fez da linha uma febre entre os consumidores ecológicos. No Brasil, os produtos serão vendidos pela paulista Itté.

 

59.jpg

 

 

 

Clima  


Os estrafos da seca no nordeste

 

60.jpg

 

 

 

 

 

Varejo


Loja verde da Pirelli

 

A subsidiária da italiana Pirelli pretende tornar seu negócio cada vez mais verde.  Para isso, criou o Projeto Atitude Verde, que prevê a reforma de suas lojas (foto) para a instalação de torneiras que controlam o fluxo de água, lâmpadas econômicas, além de sistemas de ventilação e iluminação natural. A expectativa é gerar economia anual de até R$ 2 milhões nas contas de água e luz.

 

61.jpg

 

 

 

Empresas do Bem


Social


Parceria da Nextel

 

Criado em 2006, o Instituto Nextel, ligado à empresa de telefonia presidida por Sérgio Chaia, está expandindo suas atividades em São Paulo. Além de abrir um segundo núcleo de cursos profissionalizantes direcionados para jovens de baixa renda, a grade curricular será acrescida de aulas de arte e cultura, graças à parceria com o Instituto Tomie Ohtake.

 

62.jpg

 

 

 

Cultura 


Incentivo à leitura

 

A filial da rede varejista francesa Fnac, comandada por Jacques Brault, deu o pontapé inicial em seu programa social no Brasil. A primeira ação nesse sentido é uma campanha, promovida pela loja de Ribeirão Preto (SP), de arrecadação de livros entre os clientes. As obras serão entregues à Casa das Mangueiras, ONG do município que atende jovens e crianças carentes. 

 

63.jpg