Giro

O intestino humano é o lar de cerca de 140 mil vírus

Crédito: Reprodução/Pexels

A descoberta dá aos cientistas um novo ponto de partida para tentar entender qual papel esses microrganismos desempenham na saúde humana. (Crédito: Reprodução/Pexels)

O intestino humano é o lar de cerca de 140 mil variedades de vírus. A descoberta, feita por pesquisadores europeus, mostra a biodiversidade do microbioma humano e dá aos cientistas um novo ponto de partida para tentar entender qual papel esses microrganismos desempenham na saúde humana.

+ Pazuello: Se vier autorização clara flexibilizando, compramos da Pfizer e Janssen

A pesquisa, publicada na revista Cell, é responsável pelo estudo de 28 mil amostras do microbioma intestinal de voluntários em todo o planeta. Com essa amostra, cientistas dos Institutos Europeus de Bioinformática e da Wellcome Sanger, do Reino Unido, aplicaram uma técnica de sequenciamento de DNA conhecida como metagenômica, que permitiu a identificação das milhares de variedades de vírus alojadas em nossos intestinos.

A ciência sabe que a microbiota – conjunto de microrganismos alojados em outros seres vivos – desempenha um papel determinante na saúde humana. Vários estudos associam a presença de microrganismos ao desenvolvimento de inflamação intestinal, bem como a doenças como a obesidade ou o desenvolvimento de alergias. No entanto, a relação entre essa biodiversidade e o desenvolvimento de doenças não foi determinada.



Os genomas virais que foram identificados vão ajudar a compreender melhor o papel que os vírus desempenham no microbioma intestinal, incluindo a invenção dos mais recentes tratamentos como os antimicrobianos de origem bacteriófago. O estudo descreve os genomas de um total de 142.809 vírus, incluindo vários bacteriófagos, literalmente vírus que comem bactérias e são usados ​​para combater doenças.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km