A mensagem chegou de surpresa. Começava assim: “Querido Celso, meu novo livro Ouro nos Vinhedos é uma coleção de histórias ilustradas sobre os 12 vinhedos mais célebres do mundo, disponível também em português.” Confesso que não fiquei muito impressionado até ler o que vinha em seguida: “Ele acabou de ganhar o Gourmand World Cookbook Award 2020 como o Melhor Livro de História do Vinho no Mundo, foi um grande sucesso na Argentina e a versão em inglês esgotou nos Estados Unidos no dia de seu lançamento na Amazon.”

A mensagem era assinada por Laura Catena, que é também médica formada pela Universidade Harvard e com doutorado em Stanford. Apesar da formação acadêmica, Laura se tornou conhecida pelo que vem fazendo no mundo do vinho desde 1995, quando se juntou ao pai, Nicolás Catena Zapata, e fundou o Catena Institute of Wine, dedicado a aprimorar a enologia argentina. Além de ser a diretora administrativa da Bodega Catena Zapata e manter a própria empresa (Luca Winery), Laura encontra tempo para atuar na medicina e para escrever. Seu primeiro livro tem por título Vinho Argentino. Lançado no Brasil em 2012 pela Martins Fontes, recebeu resenhas elogiosas não apenas de revistas especializadas, caso de Decanter e Wine Spectator, como também do New York Times e do Wall Street Journal.

Poucos dias depois da mensagem de Laura seu livro foi entregue (cortesia do amigo Ciro Lilla, dono da Mistral, que há 27 anos tem o privilégio de ser o importador exclusivo da Bodega Catena Zapata no Brasil). Bastou uma breve folheada para ter certeza de que o prêmio foi merecidíssimo. Mais que um livro gostoso de ler, Ouro nos Vinhedos é incrível pela ideia e pela concepção. Se um fosse um vinho, mereceria 100 pontos. Modesta, a autora tem um palpite sobre o que o levou a ser considerado o melhor do ano: “Minha única explicação para isso é que ele é o primeiro livro a contar ‘os bastidores’ de cada um desses famosos domaines – as lutas, o drama, a história intrínseca da origem do terroir.”

O livro faz mais que isso. Belos desenhos a transportar o leitor a lugares sagrados para os amantes do vinho, como o Domaine Romanée-Conti, na Borgonha, ou o Château Lafite Rothschild, em Bordeaux. Uma obra para ser degustada sem pressa — e com a certeza de que a satisfação será total. À venda loja on-line da Mistral por R$ 59,90.

Seu segundo livro, já premiado, reúne histórias de vinícolas como Romanée-Conti e Lafite Rothschild
Seu segundo livro, já premiado, reúne histórias de vinícolas como Romanée-Conti e Lafite Rothschild (Crédito:Divulgação)