Tecnologia

O grande engano do livro de Duna

Crédito: Divulgação

Em 1975 circulavam por Hollywood 20 cópias de um livro de quase 300 páginas, com ilustrações coloridas do francês Moebius e do suíço H.R. Giger, com uma bela espaçonave do britânico Christopher Foss na capa.

Era um roteiro para cinema criado pelo diretor franco-chileno Alejandro Jodorowsky, baseado no clássico da literatura de ficção-científica Duna, de Frank Herbert. Não foi para a tela, mas de tão bem feito os poucos exemplares viraram uma lenda e influenciaram ícones do cinema do gênero, como Star Wars (1977), 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) e Alien – O 8o Passageiro (1979).

Corta para 2022. A Christie’s colocou uma das cópias existentes, hoje itens colecionáveis por seu valor histórico, para leilão e o coletivo conhecido como Spice DAO deu o lance final de US$ 3 milhões por ele.

O problema é que o comprador, ingenuamente, anunciou que faria um desenho animado baseado no livro ­— mas os direitos autorais sobre história e personagens continuam da família de Herbert, o roteiro não dá direito a fazer nada com eles. Um pequeno engano. Agora, depois de consultarem advogados, vão transformar páginas em NFTs, tudo dentro da lei.

(Nota publicada na edição 1258 da Revista Dinheiro)