Economia

O governo britânico não apresentará orçamentos neste outono devido à pandemia

O governo britânico não apresentará orçamentos neste outono devido à pandemia

Sem orçamento - AFP

O governo britânico não vai apresentar seus orçamentos gerais conforme previsto devido às incertezas decorrentes da pandemia de coronavírus, informou uma fonte do Ministério das Finanças nesta quarta-feira(23).

No entanto, o ministro das Finanças, Rishi Sunak, deve apresentar novas medidas de apoio à economia na Câmara dos Comuns na quinta-feira, disse a mesma fonte.

A pressão está aumentando sobre Sunak, que desde o início da pandemia se tornou um dos rostos mais populares do Executivo de Boris Johnson, graças a suas medidas generosas para preservar os empregos durante a quarentena e reativar o consumo após o desconfinamento.

Até agosto, o governo pagou até 80% dos salários, com o limite de 2.500 libras mensais por pessoa, de todos os funcionários que não foram demitidos apesar da paralisação da atividade econômica. Cerca de dez milhões de trabalhadores foram beneficiados.

No entanto, este dispositivo foi reduzido progressivamente e deve terminar no final de outubro, para desgosto de muitos empregadores que afirmam que serão obrigados a demitir sua força de trabalho.

Sunak surpreendeu ao anunciar que o governo pagaria a metade da conta dos clientes em restaurantes de segunda a quarta-feira durante o mês de agosto, com um limite de 10 libras por pessoa e refeição, para incentivar os britânicos a saírem de casa.

Graças a medidas como essa, a economia britânica, que devido à pandemia sofre a pior recessão de sua história, começou recentemente a se recuperar.

No entanto, o rápido aumento nas infecções por covid-19 levou o governo a impor novas restrições na terça-feira.

Depois de chamar os britânicos a retornarem ao trabalho para impulsionar a economia dos centros urbanos, Johnson voltou a pedir que trabalhassem de casa.

Todos os bares e restaurantes na Inglaterra devem fechar às 22h a partir de quinta-feira. Um anúncio que gerou novos apelos de apoio financeiro ao setor.

Veja também

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?