A marca de televisões Semp TCL, joint-venture formada pela brasileira Semp e pela chinesa TCL, vai marcar um golaço no mercado brasileiro. No próximo dia 17, fará um evento para confirmar o craque Neymar Jr. como seu garoto-propaganda. O jogador, que já havia anunciado a parceria global com a TCL, vai estrelar as campanhas publicitárias da marca na televisão, na mídia impressa e nas redes sociais no mercado nacional. O anúncio oficial, com a coletiva de imprensa, estava marcado para acontecer em Paris, mas, devido a uma contusão que o tirou das oitavas de finais da Liga dos Campeões, o evento foi transferido para o Brasil. “Ele vai gravar o comercial no mesmo dia da coletiva”, diz Ricardo Freitas, presidente da Semp TCL. Neymar, pelo menos no campo publicitário, sobretudo das telas 4K, vai bater de frente com o seu “chefe”. Afinal, o técnico Tite emprestou sua imagem para a Samsung durante a Copa.

 

Aposta na Copa

A expectativa da indústria com a Copa do Mundo é elevada. Com o crescimento econômico em 2018 também. “O mercado está se recuperando”, diz Freitas. Mas não deve chegar ao patamar das 15 milhões de telas vendidas na Copa de 2014. “Naquele ano, a economia brasileira ainda estava bem e o torneio era no País”, diz Freitas. De lá para cá, muita coisa mudou. Em 2015, foram vendidas 7,5 milhões de telas; em 2016, 9 milhões de unidades; e, em 2017, cerca de 9,5 milhões. Para este ano, a expectativa é alcançar 11 milhões de aparelhos. Deste total, a Semp TCL planeja abocanhar 1 milhão de unidades, 200 mil a mais do que no ano passado. “As pessoas hoje têm muitas razões para trocar de aparelho. Quem tem uma de tubo, está trocando por uma de tela fina. Quem tem uma de tela fina, está trocando por uma smart. Quem tem uma smart com mais de três anos, está trocando por outra mais nova. As antigas, comparadas com as novas, são carroças”, diz Freitas.

 

De cabeça nos celulares

Paralelamente ao mercado de televisões, a Semp TCL vai entrar com força no mercado de celulares. “Estamos dando um passo importante neste segmento”, diz Freitas. No mundo, a TCL licenciou a Alcatel em 2004 e, desde então, a marca opera no Brasil como subsidiária da TCL Communication. Agora, a Semp TCL está comprando 100% da subsidiária brasileira. A operação, inclusive, foi aprovada no Cade e publicada no Diário Oficial. “Os produtos continuarão no mercado e lançaremos celulares premium com a marca Semp TCL”, diz Freitas. Ao unir as duas estruturas, a empresa deverá ganhar mais eficiência e agilidade nos lançamentos. Freitas evita cravar a data do lançamento do novo aparelho, mas afirma que até o fim do ano estará nas prateleiras.

(Nota publicada na Edição 1064 da Revista Dinheiro, com colaboração de: Pedro Arbex)