Durante uma reunião com o governo, a Petrobras anunciou seu plano ambicioso de vendas de ativos, que incluem se desfazer de 50% das refinarias da empresa, segundo reportagem do O Globo. A justificativa da ação foi feita pelo presidente da companhia, Roberto Castello Branco, que afirmou ser necessária a medida para estimular a concorrência. A fala do mandatário vai de acordo com os planos do ministro da Economia, Paulo Guedes, de promover um choque de energia barata no País.

Atualmente a Petrobras detém 99% do mercado de refino do Brasil, e acredita que a venda dos ativos irá aumentar a competição no setor, causando queda no preço dos combustíveis. Além disso, a Petrobras contratou nove bancos para auxiliá-la na condução das ofertas de ações da BR Distribuidora. A Caixa já havia anunciado a venda de suas ações da petroleira.

Já o plano de venda dos ativos deve ser apresentado ao Cade ainda neste mês de abril. Ainda não sabe qual das 13 refinarias serão vendidas, mas o governo já afirmou que irá estruturar o processo de compras de maneira a não criar monopólios regionais. A nova gestão quer que a empresa se foque nas atividades de exploração e produção, em especial o pré-sal.