Marketing

O morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, é o joelho do gigante que está deitado. E, não se assuste, ele vai se levantar. Esse é o mote da primeira campanha desenvolvida para um país pela marca de uísque Johnnie Walker, da Diageo. Até então, todas elas eram globais. “O posicionamento da marca é de incentivo ao progresso humano com a frase ‘Keep Walking’”, diz Alexandre Gama, presidente da Neogama/BBH e criador da campanha. “O Brasil é o gigante que levantou e deve continuar em frente.” A realização do filme teve uma produção digna de Hollywood. Estiveram envolvidos 420 profissionais em seis dias de filmagens e 216 figurantes. Produtores estimam o investimento em US$ 2 milhões.

 

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Patrocínio


Acelera, Ayrton

 

Em homenagem ao aniversário de 20 anos do tricampeonato de Ayrton Senna, na Fórmula 1, conquistado no Japão, em 1991, o Instituto Ayrton Senna, que atende dois milhões de estudantes em 25 Estados, está apostando em diversas ações de marketing para reunir patrocinadores. A entidade fechou parceria com a TAM Viagens para receber percentuais dos pacotes vendidos pela companhia para quem vier assistir ao Grande Prêmio do Brasil, em 27 de novembro, em São Paulo.

 

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Mídias Sociais


Chubb na rede

 

Embora as seguradoras estejam entre as companhias mais resistentes à exposição em mídias sociais, a Chubb Seguros começou a utilizar canais como Facebook, Twitter e YouTube para interagir com o seu público há cerca de um mês. “O mundo digital faz parte da vida das pessoas e 87% da população está nas redes sociais”, diz Maria Celeste Parra, superintendente de marketing da Chubb. “Vamos acompanhar essa tendência.” A estratégia inclui a publicação de uma revista eletrônica. 

 

 

 

Campanha


Diferença entre homens e meninos 

 

A marca de refrigerantes suíça Schweppes lançou, neste mês, a primeira campanha de abrangência nacional desde que foi adquirida pela Coca-Cola, em 1999. A ação aposta no bom humor para fortalecer a marca e estimular a venda da bebida em coquetéis que levam vodca, uísque e gim. Por esse motivo, o ponto de partida será um “manifesto” que proibirá a Schweppes para meninos. A campanha será veiculada em jornais e estará exposta por meio de cartazes em bares, onde os consumidores serão abordados por promotores para responder quais são as diferenças entre homens e meninos.

 

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Pesquisa


Olho no lanceeeee…

 

Mesmo com a ascensão da internet, em razão do maior acesso à compra de computadores e à mobilidade, 72% dos brasileiros ainda usam a televisão como meio para se informar sobre esportes. A pesquisa divulgada nesta semana pela diretora-comercial do Ibope Media, Dora Câmara, também mostrou que o rádio é o segundo nessa lista, com 21% da preferência. A web vem em terceiro lugar, com 16%. Entre os esportes, o futebol é o preferido.

 

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Bate-papo


Adilson Xavier, presidente e diretor de criação da Giovanni+Draftfcb 

 

A nova campanha da marca de roupas íntimas Hope, estrelada por Gisele Bündchen, causou polêmica e foi acusada de sexista.  O anúncio “ensina” o “jeito certo” de dar uma má notícia, como bater o carro, ao marido ou namorado. Xavier, um dos criadores da campanha, diz que  a intenção era usar o bom humor para chamar a atenção das consumidoras:

 

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Vocês esperavam que haveria tanta polêmica? 

Acho que a reação foi exagerada e nos surpreendeu a antiguidade do raciocínio. O mundo está num estágio de evolução tal que jamais imaginaríamos que a piada fosse interpretada ao pé da letra. Depreciar a mulher nunca foi a intenção, afinal, é o público-alvo da marca.    

 

Qual é a mensagem?

A ideia é usar o bom humor para dizer à mulher que ela faz o que quiser com os homens… Aliás, se há alguém que pode se sentir depreciado nessa situação é o homem.

 

O sr. já teve de enfrentar uma situação parecida em sua carreira?

Esse é um risco que todo publicitário corre. Mas nunca tive de enfrentar nada parecido e com esse grau de repercussão ao longo de minha carreira.