A indústria automotiva nacional está passando por maus bocados e se depender do que ditam os consumidores globais, caso não se transforme radicalmente, os prejuízos só vão acumular.

De acordo com o estudo Busting Automotive Sustainability Myths realizado pela Accenture e obtido pela coluna com exclusividade, dos mais de 8,5 mil consumidores de EUA, China e mais oito países da Europa, 64% estão preocupados com a sustentabilidade. Até aí nenhuma grande novidade, certo? Mas vai aqui um detalhe relevante: dentro da parcela de consumidores que se dizem não preocupados com a agenda, 53% afirmam que na sua próxima troca de veículos tenderão a escolher um modelo movido por energia nova (NEV, sigla em inglês), como bateria elétrica, híbrida elétrica e gás natural. Isso é quase um greenwashing ao contrário: a prática da sustentabilidade começa a ficar maior do que o discurso.

Uma descoberta relevante para a indústria: o relatório mostrou que nenhuma marca é percebida como líder global e indiscutível do melhor conceito de sustentabilidade. Em outras palavras, uma oportunidade de proteger o planeta, melhorar a reputação e fazer negócios está quicando na garagem dos consumidores.

Fabio X

(Nota publicada na edição 1250 da Revista Dinheiro)