Semanal

O Copom vai conseguir consertar sua barbeiragem?

Crédito: Agência Brasil

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (Crédito: Agência Brasil)

Começa nesta terça-feira (7) a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de 2021. O resultado já é conhecido por onze entre dez especialistas do mercado. A taxa referencial Selic será elevada em 1,5 ponto percentual e vai subir dos atuais 7,75% ao ano para 9,25% ao ano. Com isso, o Banco Central (BC) terá criado uma das maiores reviravoltas na política monetária brasileira da história recente. No início do ano, a Selic estava em 2%.

A questão não é o resultado da reunião, que já é mais do que conhecido – e, se houver uma surpresa, vai provocar ondas de choque cataclísmicas no mercado. O que realmente interessa é o que vai ocorrer a partir de 2022.



Na segunda-feira (6), como ocorre em todos os inícios de semana, o BC divulgou o Relatório Focus, com as projeções dos especialistas dos bancos. A expectativa para a Selic em dezembro de 2022 está em 11,25%. O prognóstico para o fim de 2023 está em 8,00%, ante 6,75% do que havia sido estimado três meses atrás. Ou seja, a expectativa dos especialistas é de o aumento da Selic ser mais acentuado e se estender por muito mais tempo do que se esperava anteriormente.

Copom inicia reunião para definir taxa básica de juros

Calibrar os juros de modo a aquecer ou resfriar a temperatura da economia é o que cabe ao BC para tentar manter a inflação dentro das metas. Porém, o mercado aguarda uma desaceleração da economia mesmo antes de o BC elevar os juros. Ou seja: não será preciso esfriar ainda mais uma economia que está gradualmente perdendo seu ritmo.

+ Especialista revela o segredo dos bilionários da bolsa. Inscreva-se agora e aprenda!



Em outras palavras, a política monetária está “atrasada”. Devido à pandemia, o BC manteve os juros em 2% ao ano por vários meses. Isso desancorou as expectativas de inflação. A alta de preços foi agravada pelas commodities, pelo petróleo e pela escassez hídrica, que vem pressionando para cima os preços dos alimentos. Os juros deveriam ter subido há mais tempo e de maneira mais gradual, em vez dessa arrancada durante 2021.

Se olharmos apenas para os índices de inflação, que devem ficar acima do teto da meta em 2022, o Copom deveria prosseguir em sua tarefa desagradável de elevar a taxa de juros e apertar a política monetária. Porém, se observarmos apenas o comportamento esperado da economia real, o BC poderia até mesmo afrouxar a política monetária para conter a desaceleração do PIB, que recuou -0,1% no terceiro trimestre. A economia fraca tende a tirar energia dos índices de inflação. Assim, a atividade econômica terá desacelerado antes de a alta de juros fazer efeito.

Conclusão: por fazer depois, o BC terá de fazer mais. Terá de manter os juros mais elevados e por mais tempo, reduzindo a atividade econômica além do que teria sido necessário se o Copom não tivesse perdido a hora de acertar a economia.



Tópicos

aposta do mercado Selic bancos projetam Selic BC focus Selic julho BC projeção 2021 combustíveis juros Comitê de Política Monetária como o BC pesquisa no grupo Focus como se calcula a Selic como se mede a inflação semanal Copom de quanto será o aumento da Selic? dólar projeção expectativa de crescimento BC 2021 expectativa de crescimento Brasil 2022 expectativa focus expectativas 2021 Banco Central focus projeção 2021 grupo Focus IGP-M acumulado IGP-M inflação aluguel IGP-M setembro IGP-M significado IGPM acumulado índice do aluguel setembro inflação inflação 2021 projeção inflação 2021 projeções inflação Brasil 2021 inflação combustíveis energia alimentos inflação do aluguel novembro 2021 inflação FGV inflação Focus inflação IGP-10 novembro inflação IPC-s acumulado inflação IPC-s julho inflação Ipea inflação mercado inflação oficial setembro inflação preços controlados inflação projeção IPC-S significado IPCA 12 meses 202 IPCA INFLAÇÃO 2021 IPCA novembro 2021 IPCA setembro ipca significado IPCA-15 recorde juros futuros juros trégua bolsonaro mercado projeção 2021 o que é grupo Focus O que é inflação e exemplos? o que é ipca? o que é Selic O que significa Selic e qual sua função? prévia da inflação IPCA-15 setembro projeção dólar 2022 projeção mercado 2022 projeção Selic 2021 BC projeção Selic BC quais os maiores vilões da inflação no Brasil qual a Selic em 2022? qual a Selic em 2023? Qual a taxa Selic atual? Qual a taxa Selic hoje? Quando a Selic aumenta? Quanto está a inflação hoje 2021? Quanto está a taxa Selic hoje 2021? queda no PIB focus projeção quem mede a Inflação no Brasil reajuste do aluguel setembro relatório Focus reunião copom quarta alta da selic Selic Banco Central Selic focus 2021 Selic focus BC outubro Selic novembro focus Selic projeção selic significado Taxa básica de juros taxa Selic teto da meta