A palavra combo nunca mais será lida da mesma maneira. Numa parceria inédita, inusitada e bastante atraente, a Embraer e a Porsche lançaram recentemente o projeto Duet. O plano colaborativo coloca à venda dois ícones da fabricante de aviões brasileira e da montadora alemã. Por US$ 11 milhões, os interessados levam para casa o avião executivo Phenom 300E e um exemplar do superesportivo Porsche 911 Turbo S. Ambos têm como pontos altos o uso de extrema tecnologia, engenharia de última geração, desempenho e design sofisticado. Das mais reconhecidas e respeitadas em seus respectivos setores no mundo, Embraer e Porsche anunciaram que produzirão apenas dez pares do projeto Duet. Ou seja, quem quiser garantir o seu combo terá de ser rápido. Segundo as companhias, a ideia é proporcionar, pela primeira vez na história, uma experiência contínua da estrada às nuvens. No anúncio da parceria, realizado na cidade americana de Melbourne, na Flórida, o presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva, Michael Amalfitano, fez questão de destacar que “o Duet é um pacote exclusivo”.

E acrescentou: “Essa combinação rara e refinada estará disponível somente desta vez, por meio dessa parceria”. Segundo Amalfitano, o projeto busca oferecer a melhor experiência ao cliente, reunindo duas das marcas mais notáveis nas indústrias aeroespacial e automotiva, agrupando empresas que são referência na produção de carros esportivos e no mercado de jatos leves. “Mais uma vez, provamos que não seguimos simplesmente as tendências. Nós as criamos.” O Phenom 300E é o jato executivo leve mais rápido e de maior alcance do mundo – com capacidade para seis passageiros, chega a 840km/h e tem alcance de 3.650km. Já o 911 Turbo S é o modelo mais célebre e emblemático da montadora e vai de 0 a 100km/h em 2,7 segundos.

A essência do projeto Duet é produzir um avião e um carro que tenham perfeita harmonia entre si. “Para essa cooperação, utilizamos o know-how de ambas as marcas para trabalhar em conjunto em um par único de veículos que são igualmente atraentes para o seleto grupo de clientes de jatos e carros esportivos”, disse o vice-presidente da área de Personalização e Clássicos da Porsche, Alexander Fabig. Deu certo. Elaborado em conjunto pelas equipes de engenheiros e designers das duas companhias, o Duet combina velocidade e estilo, luxo e potência, características tanto do Phenom 300E quanto do Porsche 911 Turbo S. São diversos os itens que conectam o jato ao carro – e vice-versa. Entre outras coisas, ambos têm interior personalizado e pintura inspirada um no outro. É a primeira vez, vale ressaltar, que o 911 teve sua pintura toda feita a mão.

LOGO EXCLUSIVO Também foi criado um logo exclusivo para o projeto colaborativo. “Este logo combina o requisito aeronáutico de sustentação do Phenom com o requisito automotivo de aderência à pista do 911”, afirmou o vice-presidente de Design da Embraer, Jay Beever. O logo está gravado nos encostos de cabeça dos assentos da aeronave e do carrão, nas tampas dos porta-objetos, nas grades de alto-falantes e próximo à porta do motorista.

Além de tudo isso, as supermáquinas possuem um distintivo especial, indicando que aquele modelo é um de apenas dez unidades fabricadas, e compartilham da mesma paleta de cores para pintura externa. Em relação aos assentos, o estilo de costura do Phenom 300E foi baseado no do 911 Turbo S e ambos têm cobertura de fibra de carbono e a tira vermelha que no avião representa a localização do colete salva-vidas. Outro diferencial: o volante do automóvel recebeu combinação única de cores, numa referência ao manche da aeronave. Para finalizar no mais alto estilo, cada comprador do Duet receberá um conjunto personalizado de malas com o logo do projeto e uma edição especial do relógio Porsche Design 1919 Globe, feito de titânio e inspirado no cockpit do jato. É ou não é um combo para ficar na história?