O Citigroup vê chances de recessão global próximas de 50%

A recessão é um "risco cada vez mais palpável" para a economia, afirmou entidade (Crédito: REUTERS/Athit Perawongmetha/File Photo)
(Reuters) – O Citigroup prevê uma probabilidade de quase 50% de uma recessão global, uma vez que os bancos centrais correm para aumentar as taxas de juros para acabar com a inflação, que tem sido parcialmente alimentada pelo impacto da guerra da Ucrânia e da pandemia de Covid-19.
A recessão é um “risco cada vez mais palpável” para a economia, escreveram analistas do Citigroup em uma nota na quarta-feira, em que avaliam a provável trajetória de crescimento global nos próximos 18 meses. “A experiência da história indica que a desinflação muitas vezes acarreta custos significativos para o crescimento, e vemos a probabilidade agregada de recessão se aproximando agora de 50%”, disseram os analistas.
Dólar supera R$ 5,20 com Powell, Campos Neto e fiscal doméstico no radar
Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA caem com mercado de trabalho apertado
Citigroup quer contratar 3 mil para negócios de banco institucional na Ásia, diz CEO
Vários bancos centrais, incluindo o Federal Reserve dos EUA, têm aumentado agressivamente as taxas de empréstimo à medida que o custo de vida atinge níveis recordes. O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, disse na quarta-feira que o banco central norte-americano não está tentando desencadear uma recessão, mas que está empenhado em controlar os preços.
O Citigroup disse que, embora os riscos de recessão sejam maiores, todos os três cenários de um “pouso suave, inflação mais alta e recessão global (são) plausíveis e devem permanecer em nosso radar”, com algo mais próximo de um pouso suave como seu cenário básico.
(Reportagem de Pushkala Aripaka e Subhadeep Chakravarty em Bengaluru)
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
analistas desinflação muitas vezes acarreta custos significativos para o crescimento analistas do Citigroup bancos centrais correm para aumentar as taxas de juros chair banco central dos EUA disse não está tentando desencadear uma recessão CITI Citi careers CITIBANK Citibank Online Citicard Citigroup stock Citigroup subsidiárias Como funciona o Citibank? custo de vida atinge níveis recordes desinflação muitas vezes acarreta custos significativos para o crescimento inflação alimentada guerra inflação alimentada guerra Ucrânia inflação alimentada pandemia inflação alimentada pandemia coronavírus inflação alimentada pandemia Covid inflação alimentada pandemia Covid-19 inflação alimentada pela guerra Ucrânia Jerome Powell disse não está tentando desencadear uma recessão O que aconteceu com o banco Citibank? Porque o Citibank saiu do Brasil? Powell disse não está tentando desencadear uma recessão previsão recessão global previsão recessão global 50% Citigroup previsão recessão global Citigroup Qual é esse banco Citibank? recessão recessão global recessão global Citigroup recessão global previsão Vários bancos centrais têm aumentado agressivamente as taxas de empréstimos Vários bancos centrais têm aumentado agressivamente as taxas de juros