Nesta segunda-feira (29), o bacharel em Direito pela PUC de São Paulo e fundador e presidente da BBDE Comunicação, Bruno Pedro Bom, debateu a cultura do cancelamento. “O termo surgiu em 2017 e representa um linchamento virtual do tribunal da internet”, explica o especialista.

A expressão foi eleita como o termo do ano pelo Dicionário Macquarie, um dos responsáveis por selecionar anualmente as palavras e expressões que mais moldaram o comportamento humano.

Para Bruno, esse movimento acontece, principalmente, pelo efeito manada. Quanto mais comentários alguma publicação polêmica tiver, mais pessoas irão debater esse assunto. “Falamos muito sobre a liberdade de expressão, mas, se um conteúdo diverge do que pensamos, o ódio é inflamado nas redes”, diz o fundador.

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Como ponto negativo do movimento, Bruno destaca que o cancelamento geralmente não dá espaço para defesa como para o ataque. Já como ponto positivo, o especialista acredita que as pessoas podem aprender mais e rever preconceitos.

“Para as empresas, com esse crescimento de influenciadores digitais, acredito que o mais importante antes de tê-lo como embaixador é avaliar pelo menos um case. Não existe pílula mágica do sucesso, mas aqueles que sabem o seu propósito estão mais próximos dele”, finaliza.

Assista aqui a entrevista completa que o diretor de núcleo da IstoÉ Dinheiro, Celso Masson, fez com o advogado durante a Live da Dinheiro.