Giro

“O cancelamento representa um linchamento na internet”, diz o fundador da BBDE Comunicação. Assista aqui

Crédito: Divulgação

Bruno Pedro Bom: cancelamento não dá espaço para defesa como dá para o ataque (Crédito: Divulgação)

Nesta segunda-feira (29), o bacharel em Direito pela PUC de São Paulo e fundador e presidente da BBDE Comunicação, Bruno Pedro Bom, debateu a cultura do cancelamento. “O termo surgiu em 2017 e representa um linchamento virtual do tribunal da internet”, explica o especialista.

A expressão foi eleita como o termo do ano pelo Dicionário Macquarie, um dos responsáveis por selecionar anualmente as palavras e expressões que mais moldaram o comportamento humano.

Para Bruno, esse movimento acontece, principalmente, pelo efeito manada. Quanto mais comentários alguma publicação polêmica tiver, mais pessoas irão debater esse assunto. “Falamos muito sobre a liberdade de expressão, mas, se um conteúdo diverge do que pensamos, o ódio é inflamado nas redes”, diz o fundador.

+ “O mundo desenvolvido valoriza mais a sustentabilidade que o subdesenvolvido”, afirma Aurélio Pavinato, presidente da SLC Agrícola

Como ponto negativo do movimento, Bruno destaca que o cancelamento geralmente não dá espaço para defesa como para o ataque. Já como ponto positivo, o especialista acredita que as pessoas podem aprender mais e rever preconceitos.

“Para as empresas, com esse crescimento de influenciadores digitais, acredito que o mais importante antes de tê-lo como embaixador é avaliar pelo menos um case. Não existe pílula mágica do sucesso, mas aqueles que sabem o seu propósito estão mais próximos dele”, finaliza.

Assista aqui a entrevista completa que o diretor de núcleo da IstoÉ Dinheiro, Celso Masson, fez com o advogado durante a Live da Dinheiro.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel