A mídia tradicional e a chamada mídia do futuro tiveram um proveitoso encontro na semana passada em São Paulo. De um lado, o Grupo de Comunicação Três, responsável pela publicação de revistas como IstoÉ, IstoÉ Gente e DINHEIRO. De outro, a Terra Networks, dona da vice-liderança de audiência na Internet brasileira. O resultado: uma aliança estratégica para os próximos dez anos. Nesse período, o megaportal Terra deterá os direitos exclusivos de veiculação na Web do conteúdo das publicações do Grupo Três. ?O acordo com o Terra potencializa a presença de nossas publicações na Internet?, afirma Domingo Alzugaray, editor e diretor responsável do Grupo Três. A união não deve se resumir a esse ponto. ?Logo deveremos estar juntos em projetos inovadores, que envolverão nossa tecnologia de ponta com a capacidade de produção jornalística da Três?, anuncia Sílvia de Jesus, diretora-executiva do Terra.

 

A parceria coloca lado a lado na estrada virtual duas corporações empresariais de credenciais respeitáveis. O Terra, braço de Internet da espanhola Telefônica, conta com 550 mil assinantes pagantes e 270 mil visitantes diários. O Grupo de Comunicação Três, por sua vez, publica anualmente cerca de 50 milhões de exemplares de revistas, nas quais são veiculadas 5 mil páginas de publicidade. Embora focado na produção de publicações impressas, também tem papel de destaque na curta história da Internet brasileira. Em 1996, quando a rede ainda era incipiente no País, o Grupo Três já marcava presença fazendo de IstoÉ a primeira revista semanal de informação a estar na Web.

Hoje, o portal IstoÉ Online, que reúne os sites das revistas do Grupo, responde por 7% da audiência total do Terra e, segundo o IVC, ocupa posições importantes no ranking dos mais visitados do País. O site DINHEIRO na Web é o segundo mais acessado no segmento de revistas de economia e negócios. Já o de IstoÉ é o quarto mais popular entre todas as revistas da rede e o de IstoÉ Gente, o nono. As versões eletrônicas das duas publicações Planeta e Água na Boca lideram nos segmentos de esoterismo e gastronomia. ?Com o acordo, podemos dobrar nossa audiência?, afirma Peter Moon, diretor de conteúdo da IstoÉ Online. ?Além disso, passamos a ter um parceiro com grande capacidade tecnológica, o que nos abre uma infinidade de possibilidades em relação ao futuro.? A aliança estratégica abrangerá ainda os setores comercial e de marketing. As duas empresas desenvolverão ações conjuntas em ambas as áreas, a começar pela divisão da receita publicitária do portal IstoÉ Online. ?A cessão de conteúdo é uma espécie de cordão umbilical entre os dois grupos?, diz Carlos Alzugaray, diretor de Marketing do Grupo de Comunicação Três.