Os jantares para 400 arquitetos que a Ornare promove em seu estande no Salone del Mobile Milano já viraram uma lenda nos bastidores do mais importante evento do setor moveleiro na Europa, este ano realizado entre os dias 18 e 23 de abril. Com nove showroons no exterior (dos Estados Unidos a Dubai), além de 16 lojas em diversas cidades brasileiras, a marca de mobiliário de alto padrão criada em 1986 em São Paulo tem feito história ao ocupar um espaço global inédito em seu segmento. E a acirrada disputa pelo convite que dá direito a ser recebido em Milão pelos anfitriões Esther e Murillo Schattan é apenas uma prova do prestígio conquistado pela empresa 100% brasileira ao longo de sua sólida expansão internacional. Em 2022, a Ornare mereceu uma deferência dos organizadores do salão milanês: foi a única brasileira a participar da EuroCucina, ao lado das mais reconhecidas representantes do design mundial voltado para cozinhas. “Nosso desafio para o salão deste ano ficou ainda maior”, afirmou Esther à DINHEIRO, poucos dias antes de embarcar para a Itália a tempo de abrir seu aguardado espaço.

Em um ano que marca também a chegada da Ornare a Riad, na Arábia Saudita, e a dois novos endereços nos EUA (New Jersey e Palm Beach), a coleção enviada para a Europa atende pelo nome Timeless. Segundo Esther, além dos cuidados com os detalhes que cercaram toda a concepção do projeto, merece destaque a utilização da madeira maciça certificada. A iniciativa se alinha aos princípios de sustentabilidade demandados pelo mercado atual e aos quais a Ornare tem se preocupado desde sua origem. A empresa é pioneira no setor de móveis de luxo no Brasil a ter um selo de reflorestamento junto a um órgão de referência mundial, o FSC (Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal). Desde 2007, a entidade certifica também a cadeia de custódia dos produtos utilizados pela Ornare em sua fábrica na cidade de Cotia (SP). A empresa possui certificação do Carb (California Air Resources Board), conselho de qualidade do ar do estado norte-americano cuja regulamentação está relacionada a reduzir emissões de formaldeído de produtos de madeira compostos.

E não é só. Para dar melhor destino a sobras de outros materiais, caso do couro, vidro e metais usados nos revestimentos, a Ornare doa sobras da produção para o Comitê de Solidariedade pela Vida, ONG que atua junto a 2 mil famílias na produção de brindes sustentáveis e exclusivos, como bolsas e carteiras, que são comprados pela própria Ornare para presentear clientes e parceiros da marca.

ENGENHEIROS Embora o tema ESG tenha crescido em importância nos últimos tempos, ele sempre fez parte das preocupações do casal de sócios fundadores, cuja formação pouco tem a ver com design ou arquitetura. “Eu estudei engenharia química na USP. O Murillo é engenheiro elétrico pelo Instituto Mauá de Tecnologia”, disse Esther. “Nos conhecemos quando eu estava no último ano de faculdade. Eu já trabalhava na minha área e continuei na química por um tempo.” Como um casal de engenheiros entrou para ramo de móveis sob medida? “O pai do Murillo chegou a ter loja de móveis, mas em outro segmento. Minha famiília tinha uma confecção. Logo depois de nos casarmos surgiu a ideia de montarmos juntos uma empresa voltada para móveis mais sofisticados”, afirmou. Segundo ela, havia uma lacuna no mercado. Então com 22 anos e sem experiência como empreendedora, ela foi buscar a inspiração para o nome em um dicionário italiano. “Ornare significa enfeitar. Isso abrange muito mais que o universo do armário no qual começamos.”

Com o tempo vieram os projetos para as áreas molhadas (banheiros e cozinhas), a abertura de unidades no exterior e os dois filhos, que acabariam assumindo postos na direção da empresa. Pitter é diretor comercial e Stefan comanda a Ornare em Nova York, única do grupo nos EUA que não é franquia.

Pais e filhos atuam em conjunto tanto na gestão do negócio quanto no processo de inovação constante da empresa, que tem a tradição de cocriar com arquitetos e designers brasileiros reconhecidos dentro e fora do País. A Ornare já lançou linhas assinadas em parceria com Patrícia Anastassiadis, Marcelo Rosenbaum, Vivian Coser e Guto Índio da Costa, entre outros, sempre mantendo o pilar da personalização de seus produtos. São mais de 160 opções de cores e acabamentos em peças que se podem compor desde imensas salas de vestir até a pequenos escritórios (às vezes, um dentro do outro). Muito além da coleção Timeless, é essa história que faz a Ornare brilhar a cada ano em Milão.