Entrevista

Jorge Apaez, CEO do Grupo IHG para América Latina

O executivo mexicano Jorge Apaez, CEO do grupo hoteleiro IHG na América Latina, tem a tarefa de acelerar os negócios na região das suas principais bandeiras, Holiday Inn, Intercontinental e Staybridge. No primeiro trimestre, a companhia inaugurou 88 hotéis em todo o mundo e seu 400º na China. Em 2018, a IHG faturou US$ 4,3 bilhões e, atualmente, possui 5.656 hotéis espalhados pelo planeta.

Por que, nos últimos anos, os negócios do grupo foram tão tímidos?
Não queremos crescer a qualquer custo. Temos de estar nos lugares certos,
com projetos coerentes e com os parceiros ideais. O Brasil está retomando o seu crescimento e vai voltar, em breve, a atrair investimentos. A IHG tem como ambição seguir crescendo no Brasil e no mundo. Nossa meta é dobrar de tamanho.

Qual o plano para o Brasil?
Estamos olhando principalmente para as marcas Holiday Inn e Holiday Inn Express nas cidades mais metropolitanas e voltadas para o público corporativo. Mas ainda não podemos falar sobre números. Com a aquisição da marca Six Senses Hotels Resorts Spas, o Brasil terá o primeiro empreendimento da marca no Rio Grande do Norte. É estimado um investimento de US$ 1,5 bilhão. Este será um dos maiores aportes para a América Latina e temos plena certeza de que terá um impacto muito positivo para toda a região.

Então, a aposta é nas marcas Holiday Inn?
A Holiday Inn é seguramente a marca que mais cresce no mundo e no Brasil. Dos 14 empreendimentos em operação da IHG, 12 pertencem à família Holiday Inn. Nossas mais recentes aberturas foram em Goiânia e em Farroupilha. O franchising é a maior parte do nosso negócio, com um total de mais de 4,6 mil hotéis. Além disso, 965 hotéis operam sob um contrato de administração. Os demais hotéis da carteira da IHG pertencem e são operados pela IHG.

(Nota publicada na Edição 1122 da Revista Dinheiro)