Diretor-geral da BMW Motorrad no Brasil, divisão de motocicletas da companhia, Julian Mallea participou da live da IstoÉ Dinheiro nesta quinta-feira (28). Natural da Argentina, ele está na empresa desde 2003 a partir da filial portenha. Já ocupou os cargos de gerente de marketing e vendas e de supervisor de finanças do grupo. Mallea está no País desde 2014, quando assumiu a direção da MINI. Na conversa com a IstoÉ Dinheiro, falou sobre os resultados da empresa durante a pandemia do coronavírus e os planos para o mercado brasileiro no pós-crise sanitária do covid-19. “Conseguimos construir um resultado favorável em um contexto totalmente incerto.”

O Grupo BMW opera trinta instalações de produção e montagem em quatorze países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 nações. Julian Mallea diz que o Brasil é importantíssimo para a marca e representa o sexto maior mercado para a matriz no segmento de motos. “O Brasil está entre os dez melhores mercados do mundo para a BMW.” A afirmação não é blefe. A fábrica de Manaus é a primeira unidade fora da Alemanha que é totalmente voltada à produção de motocicletas.

Inaugurada em outubro de 2016, a unidade fabril Motorrad ocupa área de 10 mil metros quadrados e recebeu investimentos milionários em tecnologias, melhorias na infraestrutura da planta, além de benfeitorias como manutenção de maquinário e adaptação da linha de montagem. Por lá, são produzidas 99% das motos da BMW vendidas no País, que contabilizam mais de 60 mil motocicletas.

A fábrica manauara produz dez modelos, que são: G 310 R, G 310 GS, F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, R 1200 GS, R 1200 GS Adventure, S 1000 R, S 1000 RR e S 1000 XR.

O argentino Mallea tem mesmo o que comemorar. Ano após ano a empresa tem melhorado e muito sua performance de venda no País. Em 2019, a BMW Motorrad bateu seu recorde de vendas por aqui, superando pela primeira vez 10 mil unidades vendidas. Ao todo, foram emplacadas 10.158 unidades, o que representou crescimento expressivo de 41,9% sobre 2018.

Ao certo, o desempenho da BMW Motorrad foi cerca de três vezes maior do que a média do mercado de motos no País, que em 2019 avançou 14,6%, totalizando pouco mais de 1 milhão de unidades emplacadas.

Na live, Mallea afirmou que apesar dos dissabores causados pela pandemia, eles continuam a apostar no sucesso de vendas para 2021. “Muita preocupação. Não sabemos como vai evoluir o mercado, mas somos otimistas.”

Na entrevista, o diretor-geral da BMW Motorrad no Brasil confirmou que a fabricante alemã abandonará de vez todas as tradicionais mostras do segmento de duas rodas mundial como o Salão de Colônia (Intermot), na Alemanha, o Salão de Milão (EICMA), na Itália, e o Salão Duas Rodas brasileiro.

Em substituição às tradicionais apresentações em grandes feiras e eventos, a marca bávara passará a apostar em novos formatos digitais, seguindo a estratégia global para lançar suas motocicletas. “Não é uma decisão definitiva. Futuramente podemos voltar”, diz.

Julian Mallea afirma que o relacionamento com os clientes pelos meios digitais tem surpreendido positivamente o Grupo e que o e-commerce tem mudado muito o cenário de comercialização das motocicletas. O que, para ele, é fruto das trocas das interações com os clientes, num crescente processo de percepção dos desejos e necessidades dos compradores. “A internet aproxima os apaixonados com a marca da empresa. Através da comunicação virtual buscamos entender o sentimento e o comportamento dos clientes.”

Em suma, permite uma interação mais intensa com todos os grupos-alvo e maior troca de informações. “É importante para a marca não ficar segmentado em um só púbico”, conclui.