Os estúdios da Rede Globo sempre foram o quintal da casa de Diogo, o terceiro dos quatro filhos de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Era ali que ele passava as tardes, ora jogando videogame na sala do pai, ora observando os bastidores de gravação. Seria óbvio, então, que o garoto virasse diretor de TV. Não foi o que aconteceu. O seu negócio é internet. Diogo tem 25 anos, mas está na estrada digital há dez. Tudo começou de brincadeira, com sites para parentes. Depois evoluiu para consultor da Globo, cuidando dos chats e das transmissões pela internet de novelas e do Big Brother. Hoje ele é dono da DB4, empresa de eventos, promoção, design e internet criada há quatro anos com Fernando Queiroz, filho de um executivo do Grupo Sílvio Santos. Diogo quer promover na web a mesma revolução que seu pai fez na telinha. O seu plano: reality show pela internet. O rapaz está de olho nos 4 milhões de usuários que têm banda larga no Brasil. Fora do País, esse modelo já faz sucesso. Um bom exemplo é a transmissão on-line do desfile da grife Victoria Secret?s, que congestionou o tráfego na rede em 1999, com 1,5 milhão de acessos ao mesmo tempo. ?A internet é pouco aproveitada no Brasil?, avalia Diogo, filho único do segundo casamento de Boni. ?Um reality show nesse formato pode ser mais interativo. O espectador tem participação direta no programa.?

O herdeiro está disposto a lançar um programa do gênero a cada dois meses. Na última semana, discutiu o projeto com seu primeiro par-
ceiro: a Dial Brasil, holding dos empresários Alexandre Accioly e Luís Calainho que controla as rádios Paradiso e a filial carioca da Jovem Pan. Com essa turma, Diogo vai produzir dois reality shows. O primeiro será inspirado no ?American Idol?, concurso musical cujo prêmio é a gravação de um álbum. O tema do segundo ainda é secreto. Cada um deve consumir R$ 500 mil. Se não conseguir patrocinador, o dinheiro sairá do caixa da sua DB4. O rapaz não revela o faturamento da empresa, mas o negócio rende dinheiro suficiente para pagar as despesas pessoais dos sócios ? Diogo vive sozinho desde os 17 anos ? e o salário dos seus 15 funcionários. ?Eu não conto quanto ganho para o meu pai não achar que estou rico?, diverte-se.

Quem é quem no clã da TV
? O pai ? José Bonifácio de Oliveira Sobrinho,
o Boni, homem forte da Globo até 1996.
Ano passado, inaugurou uma TV em São
Paulo e colocou em nome dos filhos.
? O irmão – J. B. de Oliveira, o Boninho,
é diretor do Big Brother Brasil. O programa
é um dos mais caros e ousados da Globo.