Ocrescimento do mercado publicitário digital no Brasil, cuja média anual tem oscilado em torno de 20%, vem animando as grandes empresas globais do setor. É o caso da Sizmek, agência de propaganda on-line de origem norte-americana. Um ano depois de sua aquisição pela gigante Amazon, ela está lançando uma nova plataforma, a Sizmek Advertising Suite (SAS). A proposta é dar maior eficiência e agilidade a todo o processo de criação, publicação, monitoramento e mensuração dos resultados das campanhas digitais. “O lançamento da plataforma no mercado brasileiro também demonstra a aposta da Amazon na região”, diz Allan Panza, senior client partner da Sizmek.

NO BRASIL: O objetivo da empresa é dar eficiência e agilidade ao processo de criação e publicação das campanhas digitais. (Crédito:Divulgação)

A novidade passou por modernizações para torná-la capaz de suportar o dobro da quantidade de tráfego e para oferecer, tanto a anunciantes quanto a publishers, recursos avançados de análise e dados, fluxo de trabalho mais inteligente, autoria criativa, veiculação de anúncios e segmentação. Para se ter uma ideia de um dos impactos dessas mudanças, agora é possível subir uma campanha de vídeo na SAS e colocá-la no ar com apenas cinco cliques. Em outras plataformas, inclusive a antiga da Sizmek, são necessários, no mínimo, 12 cliques.

Por meio da ferramenta DCO (criativos dinâmicos) – ainda pouco utilizada no Brasil -, a nova plataforma também permite acompanhar o resultado de um anúncio e, de acordo com alguma resposta negativa, alterar imediatamente qualquer detalhe de uma estratégica de marketing ou de criativos, da imagem ou texto até o logo ou o preço divulgados. “A SAS traz para o cliente agilidade, inteligência artificial, machine learning e resultado para melhorar a performance das campanhas ou para gerar mais conversões de vendas”, destaca Panza.

O especialista em marketing chama a atenção ainda para a capacidade da plataforma de fazer a aferição do serviço contratado pelos anunciantes junto aos veículos de comunicação digitais. Ele afirma que, após comprar uma campanha, a empresa não consegue comprovar se o fornecedor entregou tudo o que foi acertado. “O anunciante contrata, por exemplo, uma diária de 30 milhões de impressões de uma empresa de serviços de internet para entregar no Sul do Brasil. Só que o contratado entregou apenas 10 milhões e na região Norte. O nosso trabalho é fazer essa varredura para saber se tudo foi cumprido.”

A HORA CERTA “O fato é que, nessa crise, muitas oportunidades também estão sendo geradas”, diz Allan Panza, da Sizmek. (Crédito:Divulgação)

AMBEV E UNILEVER No Brasil, a Sizmek tem no portfólio clientes como Unilever e Ambev. São ao menos 25, de todos os portes, que hoje apostam nos serviços da empresa para criação de insights, desenvolvimento e acompanhamento das campanhas. Allan Panza diz que, diferentemente de alguns concorrentes, possui equipe para fazer operação de campanha com anunciantes e veículos. “Alguns simplesmente têm a tecnologia e fornecem o login e a senha. Mas são os parceiros que executam o trabalho.” Segundo ele, o primeiro ano de operações no País sob a chancela da Amazon deve ser considerado de transição, marcado por muitas mudanças e impactado pela crise do coronavírus. “Foi todo mundo afetado pela pandemia, em maior ou menor escala. Clientes que tinham programado campanhas grandes pararam. Outros que não tinham programado, fizeram. É preciso esperar”. observa o executivo. “Não temos muita noção do que realmente vai acontecer. O fato é que, nessa crise toda, muitas oportunidades também estão sendo geradas.” Apesar de destacar que a instabilidade política dificulta a aceleração digital no País, Panza afirma que o mercado brasileiro é bastante promissor, a exemplo do asiático. Prova disso é o provável lançamento do Amazon Advertising Brasil, o serviço de venda de anúncios da gigante da tecnologia, até o fim deste ano.