O governo brasileiro pretende reforçar a presença do País na exploração econômica do atum (foto), no Oceano Atlântico. Para isso, vai incentivar a pesca dessa espécie de peixe. Hoje, de acordo com o Ministério da Pesca, o Brasil usa apenas 2% da cota de captura a que tem direito, estabelecida pela Comissão Internacional para a Conservação do Atum no Atlântico. E, caso não eleve sua participação, poderá perder, compulsoriamente, espaço entre os 50 integrantes da entidade. Saiba por que essa atividade é estratégica:

14.jpg

 

Moda 

Roupa de leite

 

Criatividade, ao que parece, é o forte da bióloga e designer alemã Anke Domaske, 28 anos. Ela acaba de apresentar uma coleção de roupas feitas com tecido de leite. É isso mesmo. O fio foi criado a partir da proteína resultante da manipulação químico-física do leite azedo. De acordo com a moça, os tecidos têm uma textura semelhante à da seda, com a vantagem de utilizar matéria-prima que seria descartada. As peças custam cerca de US$ 290.

 

15.jpg

 

 

Empresas do Bem

 

Esporte

 

Verba da Petrobras

 

Esta é para as ONGs que atuam com programas esportivos dirigidas a crianças e jovens carentes. A Petrobras, presidida por Sergio Gabrielli, dispõe de R$ 30 milhões para financiar projetos nessa área. A verba será liberada em um período de até dois anos e terá como foco programas que agreguem práticas esportivas com inclusão social e educacional.

 

16.jpg

 

 

Secovi

 

Construção verde

 

O Secovi-SP espera se tornar referência no incentivo à construção verde no Brasil. Para isso, se uniu à Fundação Dom Cabral para lançar uma série de Indicadores de Sustentabilidade no Desenvolvimento Imobiliário Urbano. O estudo servirá de guia para as empresas poderem medir suas ações nessa área. O trabalho é comandado pelo vice-presidente do Secovi-SP, Ciro Scopel.

 

17.jpg

 

 

Moda I

 

Pele ambientalmente correta 

 

Imortalizados por divas do cinema, como Grace Kelly, e por estrelas da passarela, do porte de Gisele Bündchen, os casacos de pele andaram em baixa. Responsabilidade da patrulha de ONGs que defendem o bem-estar de animais. O produto, porém, está voltando com força total. Só que, agora, a pele que circula pelas passarelas é sintética. Bom para a Pelican Têxtil, maior fabricante do setor no continente. Em 2010,  sua produção cresceu 200%.

 

18.jpg

 

 

BNDES

 

Crédito para energia limpa

 

O BNDES será o responsável por operar as linhas de crédito do chamado Fundo Clima. Os recursos poderão ser usados para pesquisas e na implantação de projetos para produção de energia por meio de fontes renováveis, como, solar e eólica. A seguir, mais detalhes sobre o fundo:

 

19.jpg

 

 

 

Rio de Janeiro

 

Orgânicos em alta

 

O plantio de legumes e hortaliças pelo sistema orgânico, sem o uso de agrotóxico, por exemplo, ganhou um empurrão e tanto no Rio de Janeiro. Uma parceria entre o governo estadual e o Banco Mundial permitirá a criação de diversos centros de pesquisa destinados a essa modalidade. O primeiro deles será instalado em Macaé. Os alimentos cultivados com essa técnica geram ganho até 30% maior em relação aos convencionais.

 

20.jpg