Por fora, é apenas um caixa eletrônico 24 horas. Por dentro, alta tecnologia embarcada com 5G, que possibilita uma infinidade de recursos. Está em um centro comercial de Alphaville, na região metropolitana de São Paulo, em ambiente controlado, o primeiro Banco24Horas 5G da América Latina, da TecBan com soluções da Claro, da Ericsson, além de inovações corporativas da Embratel.

O caixa inteligente promete uma nova experiência para os consumidores, que poderão usar wi-fi e obter atendimento por videoconferência, por exemplo. Também é possível controle de fila e vigilância mais efetiva por análise das imagens das câmeras de vídeo.

Além, é claro, da maior velocidade nas transações financeiras. “Vamos evoluir as soluções conforme a demanda. As possibilidades são infinitas”, afirmou com exclusividade à DINHEIRO, Robert Baumgartner Júnior, CIO da TecBAn.

De acordo com Antonio João Filho, diretor-executivo da Embratel para mercado financeiro, um dos objetivos com a iniciativa é justamente trazer soluções para o mercado. “Buscamos fornecer soluções integradas que atendam às necessidades do mercado financeiro”, disse.

Um caminho sem volta, a iserção do 5G em equipamentos que fazem parte da rotina do brasileiro também foi citado por Tiago Machado, vice-presidente de Negócios da Ericsson e Rodrigo Modesto Ortiz, CDO da Claro. Hoje são 23,5 mil terminais tradicionais do Banco24Horas no Brasil e, se depender das empresas, todos podem migrar.

(Nota publicada na edição 1221 da Revista Dinheiro)