Economia

Nível de emprego na indústria em SP cai 0,40% em fevereiro ante janeiro

O nível de emprego na indústria paulista caiu 0,40% em fevereiro ante janeiro, informou o Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon), da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp). Sem ajuste sazonal, o recuo foi de 0,14%, com o fechamento de 3 mil vagas no mês passado. Na comparação com fevereiro de 2016, a contração do nível de emprego foi de 5,32%, com 122 mil demissões no período.

Em números absolutos, apesar da queda no mês passado, o saldo no acumulado do ano segue positivo em 3,5 mil postos de trabalho (0,16%), já que em janeiro o setor manufatureiro paulista havia contratado 6,5 mil funcionários.

O diretor titular do Depecon, Paulo Francini, afirma que os resultados do mês indicam que o emprego na indústria deve passar por períodos de oscilação até uma recuperação consistente.

“A atividade da indústria está hesitante, próxima do aumento. Nós estamos em um período de transição. Enquanto a produção física não apontar claramente para cima, o emprego, que é o último a se recuperar, ainda viverá esse período de altos e baixos”, explica.

O fechamento de vagas ocorreu tanto na Grande São Paulo (-0,33%) quanto no interior (-0,06%). Nas diretorias regionais, Botucatu teve o maior recuo, de 3,29%. Já Franca apresentou a alta mais expressiva, de 6,08%.

Entre os 22 setores, 15 tiveram saldo negativo em fevereiro, enquanto quatro ficaram positivos e três estáveis. O segmento que mais demitiu foi o de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-1,83%). O destaque positivo foi o setor de artefatos de couro, calçados e artigos para viagem (3,94%).

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel