Giro

Nutritivos, saborosos e econômicos, conheça opções de alimentos veganos

Crédito: Reprodução/Pexels

Mudança de hábito alimentar pode parecer complicado e caro, mas existem opções saudáveis que não são caras e nem tão complicadas. (Crédito: Reprodução/Pexels)

Mudança de hábito alimentar pode parecer complicado e caro, mas existem opções saudáveis que não são caras e nem tão complicadas. Alimentos veganos são muito nutritivos, saborosos e também econômicos.



+ Saúde mental: alimentação saudável previne doenças; confira melhores dietas e alimentos

Um dos alimentos mais acessíveis, a aveia está entre os melhores alimentos veganos ​​que você pode incluir na alimentação. É uma boa fonte de nutrientes. Meia xícara de aveia ajuda a se sentir saciado.

O arroz integral pode ajudar a diminuir o colesterol. Além disso, também são boas fontes de vitaminas do complexo B, incluindo tiamina e niacina, além de manganês.

A cevada, encontrada em duas opções, descascada e perolada. Na primeira, a casca externa dura do grão foi removida, mas mantém o farelo e o germe, além de manter mais nutrientes; na segunda, o farelo é removido através do polimento.



Uma opção rápida, o macarrão integral é rico em carboidratos, a principal fonte de energia para os músculos, glóbulos vermelhos e sistema nervoso. Também é rico em vitaminas e minerais B, incluindo cobre e selênio.

Também tem a opção de macarrão de arroz, feito apenas com farinha de arroz e água. Assim, o macarrão de arroz é uma boa fonte de carboidratos com baixo teor de gordura e contém pequenas quantidades de manganês e selênio.

Tradicional na mesa do brasileiro, o feijão é rico em proteínas e fibras e fáceis de encontrar, tornando-os elemento básico de dietas econômicas. O perfil nutricional de cada tipo de feijão varia, mas, em geral, são uma fonte de aminoácidos, os blocos de construção das proteínas. O feijão também é rico em proteínas e fibras, que podem proteger contra eventos cardíacos e doenças cardiovasculares.

As lentilhas também podem ser encontradas em inúmeras variedades, do marrom, que mantém sua forma em ensopados até o vermelho, que ficam moles. Esses grãos ricos em proteínas, são fontes de vitaminas do complexo B, ferro e fibra.

Não a de cinema e nem de microonda, a pipoca preparada no fogão sem uso de gorduras prejudiciais é um bom lanche com pouca gordura. É de baixa caloria e uma boa fonte de fibra alimentar.

A pasta de amendoim já pode ser considerada um dos melhores alimentos veganos da atualidade. É uma boa fonte de vitaminas Mas fique atento, algumas marcas podem adicionar óleo e açúcar.

Sementes, como a de abóbora e de girassol também são boas opções. As sementes de abóbora contém ômega, são uma boa fonte de manganês, magnésio e ferro. Ainda contém antioxidantes e vitamina E. As sementes de girassol cruas também podem substituir as nozes mais caras, como o caju, ao fazer molhos e queijos vegetais. Elas podem ajudar a baixar a pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue.

O pão branco pode ter uma reputação de não ser saudável, mas com o pão integral a história é diferente. Dependendo da marca, pode ser uma boa fonte de fibras e proteínas, mantendo-o saciado entre as refeições. Mas fique de olho no rótulo e evite aqueles que contém farinha de trigo branca.

As bananas são ótimos lanches. Elas não apenas tendem a custar pouco, mas também são bastante nutritivas, ricas em fibras, o que as torna boas para a saúde digestiva

As maçãs são uma das frutas mais populares no Brasil. É uma boa fonte de vitamina C, ajuda a se sentir saciado. É necessário deixar a casca, pois ela contém a maioria das fibras e polifenóis, que tem um efeito antioxidante.

As laranjas são fonte de fibras, vitamina C, tiamina, folato e antioxidantes. Elas fazem ótimos lanches e sobremesas e seu suco funciona bem tanto em molhos quanto em bebidas.

Já as peras são uma boa fonte de potássio e cobre e contêm pequenas quantidades de folato, provitamina A e niacina. Como as maçãs, as peras contêm polifenóis em sua casca. Compre peras quando estiver na estação pelo melhor preço.

As batatas-doces podem ser encontradas em qualquer lugar. Esses vegetais contém vitaminas A e E, além de manganês, potássio e antioxidantes.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?