Política

Nunca considerem que é normal desviar dinheiro público, diz Barroso a estudantes

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez uma “minipalestra” ao final da sessão plenária desta manhã, que retomou a discussão sobre a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. Ao ser abordado por jovens estudantes de direito ao fim da sessão, Barroso conversou com o grupo por cerca de três minutos, deu recados sobre ética e patriotismo e defendeu o surgimento de uma geração de jovens idealistas para mudar os rumos do País.

“Os países, como as pessoas, passam pelo que têm de passar para se aprimorarem, para amadurecerem. Não havia como o Brasil se tornar um país desenvolvido com os padrões de ética pública e de ética privada que se praticavam aqui”, disse Barroso aos jovens.

Para o ministro, apesar da crise política, econômica e ética que abala o País, “nós vamos sair disso melhores do que entramos”. A fala de Barroso aos estudantes do Distrito Federal e de Minas Gerais foi acompanhada pelo Estadão/Broadcast dentro do plenário do Supremo.

O ministro é considerado voto certo a favor da execução antecipada de pena, um dos pilares da Operação Lava Jato no combate à impunidade. É comum as sessões do Supremo serem acompanhadas por estudantes de direito, que aproveitam a passagem por Brasília para acompanhar as discussões do tribunal.

“Nós precisamos de pacto de integridade para substituir esse pacto oligárquico que tem vigorado até aqui. E precisamos de uma nova geração, gente jovem, comprometida com o bem e com integridade. Nunca considerem que é normal desviar dinheiro público nem nunca considerem que é normal passar os outros para trás. Nós temos de fazer um processo histórico de elevação ética no País”, afirmou o ministro.

“Na ética pública, não desviar dinheiro. E na ética privada, de não passar os outros para trás. Essa vai ser a grande revolução brasileira”, acrescentou Barroso, que terminou o bate-papo posando para fotos com os estudantes.

Veja também

+ Sandero deixa VW Polo GTS para trás em comparativo
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial
+ Ivete Sangalo salva menino de afogamento: “Foi tudo muito rápido”
+ Bandidos armados assaltam restaurante na zona norte do RJ
+ Mulher é empurrada para fora de ônibus após cuspir em homem
+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?