Um levantamento feito pela plataforma Reclame Aqui, trouxe os bancos digitais como líderes nas queixas de invasão de contas a partir de celulares roubados.

Segundo informações da Revista Oeste, o aumento nos roubos de celulares levou também a um aumento nas reclamações de contas, com o Nubank aparecendo em primeiro lugar com 299 queixas no primeiro semestre de 2022.

+ Apps da Google Play roubam seu dinheiro

O Mercado Pago aparece em segundo lugar com 270 queixas, com o PicPay aparecendo a seguir com 128 reclamações. Juntas, as três empresas reúnem 54% de todas as manifestações de usuários no período.

A Zetta, associação dos bancos digitais e fintechs, disse a revista que faz uso intensivo de tecnologias inovadoras para prevenir  a invasão de contas, como o uso de reconhecimento facial para validação de identidade e prova de vida, assim como modelos de inteligência artificial para avaliação de risco.

A associação ainda lembra que para combater a criminalidade no setor financeiro, que é um reflexo do desafio de segurança nacional, é necessária a colaboração de diversos agentes públicos e privados de vários setores como as fabricantes de smartphones, empresas de telefonia e autoridades policiais.