Giro

Nozes: recomendações e armadilhas a se evitar

Crédito: Reprodução/Pexels

Graças à sua composição, elas contêm muitos elementos nutricionais: proteínas, fibras, vitaminas (BE), minerais (especialmente ferro) e gorduras. (Crédito: Reprodução/Pexels)

As nozes têm muitas propriedades positivas para a saúde. Graças à sua composição, elas contêm muitos elementos nutricionais: proteínas, fibras, vitaminas (BE), minerais (especialmente ferro) e gorduras. A maioria desses nutrientes é saudável. Só o fato de essas frutas também serem ricas em gordura pode levantar algumas sobrancelhas.

+ Seis dicas de um neurocirurgião para um cérebro saudável
+ Saúde planeja incentivo para ações em prol de alimentação saudável

Trata-se principalmente de gorduras insaturadas ou gorduras boas. As gorduras insaturadas têm uma influência positiva no nível de colesterol no sangue. Eles aumentam o colesterol HDL bom e diminuem o colesterol LDL ruim. Assim, as gorduras insaturadas protegem contra doenças cardiovasculares . Por outro lado, frutas secas também contêm gorduras saturadas ou gorduras ruins. Seu efeito é exatamente o oposto do causado pela gordura insaturada. Eles aumentam os níveis de colesterol e fazem com que o LDL suba no sangue.

A proporção de gordura saturada e insaturada em frutas secas difere de espécie para espécie. Avelãs, nozes ou amêndoas em geral contêm relativamente mais gordura insaturada e menos gordura saturada do que, por exemplo, castanha de caju ou amendoim. Além disso, seu alto valor calórico deve ser levado em consideração . E isso pode ser uma armadilha, especialmente para pessoas para quem o controle de peso é importante.



Basta observar sua composição: as nozes podem muito bem ser utilizadas na dieta de um atleta. Para os vegetarianos, as frutas secas são uma importante fonte de proteína e ferro. No entanto, não é recomendado usá-los diariamente como um substituto da carne. Eles têm um alto valor calórico e, como corredor, você deve estar ciente disso. Ao usar frutas secas como substituto da carne, mas também como um lanche saudável, é recomendável que você não coma mais do que 30 a 40 gramas de cada vez . O que realmente não é muito, então tome cuidado com as doses!

A conclusão é previsível, mas não menos importante: as nozes são saudáveis, mas use com moderação !

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel