Mundo

Novo tipo de terremoto é detectado por cientistas no Canadá

Crédito: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil

O novo terremoto tem como origem uma fratura hidráulica, que consiste em uma técnica de extração de gás e petróleo (Crédito: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil)

Um tipo distinto de terremoto foi descoberto na Colúmbia Britânica, no Canadá. Ele é diferente dos terremotos convencionais e dos induzidos — criados pelo ser humano —, mas tem semelhanças com ambos, como se fosse a combinação entre os dois.



O novo terremoto se assemelha aos convencionais na intensidade que pode chegar, mas assim como o induzido conta com a ajuda do ser humano para ocorrer. Sua origem está em fraturas hidráulicas, que consistem em uma técnica de extração de gás e petróleo, segundo estudo publicado na Nature Communications.

Os pesquisadores realizaram medições em oito sísmicas instaladas ao redor de um poço de injeção. O estudo foi liderado por Rebecca Harrington, professora de geologia, e Hongyu Yu, PhD em Geofísica. No total, 350 terremotos foram analisados, e 10% demonstraram ter aspectos únicos. 

+Terremoto de magnitude 7,5 atinge região amazônica do Norte do Peru

De acordo com o estudo, a principal diferença está no desenvolvimento mais lento e prolongado desses eventos, processos parecidos com os existentes em áreas vulcânicas. Diante dessas características, os pesquisadores resolveram batizar a descoberta como terremotos em forma de onda de frequência híbrida (EHW).

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022



Em comparação, enquanto um terremoto natural, de magnitude 1,5 diminui após sete segundos, um EHW, com a mesma intensidade, pode continuar tremendo por mais de dez segundos. 

“Se entendermos em que ponto a subsuperfície reage ao processo de fraturamento hidráulico com movimentos que não resultam em um terremoto, idealmente poderíamos usar essa informação para ajustar o procedimento de injeção”, relatou a professora Rebecca Harrington, segundo informações do portal Olhar Digital.


Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto